4 motivos para os dentistas terem uma contabilidade especializada

4 motivos para os dentistas terem uma contabilidade especializada

Depois de anos de estudo e muito esforço, é hora de abrir um consultório. Até mesmo dentistas que já estão nesse segmento da Odontologia há mais tempo, percebem o quanto o mundo se transformou, exigindo novos paradigmas e até mesmo uma contabilidade especializada.

Muitas vezes, por simples desconhecimento dos reais benefícios, alguns profissionais ainda relutam com a ideia da contabilidade especializada, julgando ser mais um custo. Nada poderia estar mais longe da verdade, uma vez que o intuito da contratação desse serviço é exatamente o oposto: garantir o retorno do investimento, estar dentro das disposições legais e obter lucro.

Assim, este artigo tem por objetivo desmistificar conceitos como esse e proporcionar um exercício mais prazeroso da profissão de dentista.

A odontologia como negócio

Quem escolhe a odontologia como profissão, certamente não a fez pensando apenas no fator monetário, na rentabilidade de um consultório. Ser um cirurgião-dentista requer gostar de pessoas e saber como lidar com elas. Além disso, o profissional não pode se dar ao luxo de parar de estudar. Novas técnicas e procedimentos surgem a cada momento, e as atualizações são imprescindíveis para obter sucesso nos tratamentos.

Ter o seu próprio consultório é algo que demanda um investimento considerável, sem mencionar o fato de lidar com materiais de alto custo, manutenções ou compra de novos equipamentos para auxiliar no dia a dia. À medida que seu trabalho cresce, outras pessoas são necessárias, como auxiliares, recepcionista, colaboradores diversos, ou seja, tudo o que um negócio demanda.

Sim. Por mais que o dentista seja apaixonado pelo que faz, não há como se esquecer de que é um negócio e, como tal, é regido por leis, além de ser obrigado a seguir regras específicas para o segmento dos Conselhos Federal e Regional de Odontologia.

Mesmo com a aquisição de softwares de gerenciamento para clínicas, há certos aspectos que eles não contemplam e que podem fazer toda a diferença no seu negócio. Embora a tecnologia esteja avançada e, de fato, nos auxilia por demais em diversos afazeres, há determinadas atividades que não podem ser substituídas, como é o caso de uma contabilidade especializada.

4 motivos para os dentistas terem uma contabilidade especializada

O contador é um profissional que se responsabiliza por trabalhar com diferentes setores de uma empresa, principalmente no que tange à sua vida financeira, tributária, econômica e patrimonial. Devido à sua importância, ele deve ser sempre consultado, pois cuida de toda a documentação e ainda faz análises de balanço, entre outras obrigações.

Veremos, a seguir, 4 motivos para os dentistas terem uma contabilidade especializada.

Motivo 1 – Exigências Legais – nada de multas

No momento de se constituir uma empresa, o contador é o profissional que reúne as qualificações necessárias para lidar com o assunto. Afinal, há uma série de exigências legais a serem observadas, como o registro em diversos órgãos:

  • Conselho Regional de Odontologia;
  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (para obter o CNPJ);
  • Vigilância Sanitária;
  • Sindicato da Classe;
  • Caixa Econômica Federal devido ao recolhimento de INSS e FGTS.

Também é importante verificar junto à Prefeitura do Município se o zoneamento urbano permite a instalação de uma clínica no local. Vale ressaltar que a ANVISA considera os consultórios odontológicos como sendo área crítica e, que, portanto, a agência faz vistorias periódicas, a fim de verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas.

Cada um desses registros requer documentos específicos e, em alguns casos, recolhimento de taxas. Sem mencionar que há mudanças corriqueiras na legislação, com normas e súmulas surgindo a cada instante, inclusive no âmbito trabalhista.

Ainda que não esteja abrindo agora sua clínica, não manter a documentação em dia pode gerar consequências fiscais, jurídicas e financeiras no futuro. Isso pode ser facilmente evitado com uma contabilidade especializada. Dessa forma, regularização é imprescindível.

Motivo 2 – Planejamento tributário – elevação dos lucros

Um dos motivos pelos quais muitos consultórios aumentam sua produtividade, ou seja, o número de pacientes atendidos, mas não veem os lucros acompanharem, é porque fizeram a escolha tributária errada na hora de recolher os impostos. Planejamento tributário é fundamental.

regime tributário pode ser pelo:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

As alíquotas aplicáveis desses regimes são diferentes umas das outras. Uma contabilidade especializada em clínicas odontológicas saberá avaliar qual a mais indicada para o seu caso, principalmente se houver sócios ou outros parceiros de negócios com os quais os lucros têm de ser rateados.

Dessa forma, a opção assertiva sobre como se dará o recolhimento de impostos pode ser o diferencial competitivo para sua clínica em meio a um segmento no qual a concorrência tem aumentado de forma relevante.

Motivo 3 – Livre de burocracia – foco no negócio

Como você notou, a contabilidade lida com muita burocracia. Convenhamos: depois de atender a vários pacientes, buscar atualização, seja por meio de cursos ou literatura, você ainda terá tempo para preencher formulários, fazer cálculos, acompanhamento tributário e folha de pagamento dos colaboradores?

Fazer toda a gestão de colaboradores é muito desgastante, em especial quando tem entrada e saída de funcionários, cálculo de férias, sem mencionar as novas modalidades de contratação.

Dispondo de uma contabilidade especializada, ela fará toda essa parte burocrática do seu negócio, uma vez que é inerente à sua atividade, deixando você mais livre para ter foco nos pacientes e na área para a qual se preparou tantos anos.

Motivo 4 – Fluxo de Caixa – para onde vai seu dinheiro?

O Fluxo de Caixa é um controle das finanças da empresa no qual são colocadas todas as entradas e saídas do negócio. Ou seja, qualquer transação financeira feita, por menor que seja, é registrada nele: tudo o que comprou ou pagou.

Normalmente, a cada três meses, há empresas que se valem de três documentos importantíssimos para, não apenas para avaliar a saúde financeira da empresa, mas também para tomar decisões estratégicas. São eles:

  • Demonstração dos resultados do exercício;
  • Balanço patrimonial;
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Com a contabilidade especializada, você terá um verdadeiro Raio-X do seu negócio, que o ajudará a identificar fragilidades e pontos fortes da clínica. Baixe uma planilha de Livro-Caixa para você ter uma ideia da sua relevância.

ContaDr. é uma contabilidade especializada no segmento da saúde e que tem por objetivo auxiliar clínicas odontológicas a manter sua documentação em dia, gerir melhor os seus recursos e aumentar seus lucros.

Visando descomplicar a vida dos profissionais da odontologia, cuidamos de todos os registros da empresa, e até mesmo do credenciamento em planos de saúde.

Também disponibilizamos um gerente para cada conta, a fim de acompanhar de perto o desempenho e desenvolvimento do seu negócio. Assim, se você desejar pagar menos impostos e ter mais tempo para se dedicar à sua carreira, contrate uma contabilidade especializada.

Você pode acessar nosso site, e saber mais sobre nós nas nossas mídias sociais: FacebookInstagramYoutube LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *