Tributário


Tudo sobre o IR 2021

Faça a sua declaração do IR 2021 sem complicação. Confira as principais dicas para Médicos e Dentistas evitarem erros e dor de cabeça.

Com o objetivo de arrecadar receitas para o estado e monitorar a situação tributária dos cidadãos, a Receita Federal recebe anualmente a declaração de Imposto de Renda (IR) de 2021. O imposto tem certos critérios que determinam quem deve pagar. É por isso que muitos contribuintes duvidam da necessidade de declarar.

Pretende economizar mais em 2021? Um elemento que muitas pessoas não prestam atenção é o Imposto de Renda. A Receita Federal (RFB) só começou a aceitar declarações de Imposto de Renda em março, mas já é possível fazer planos para facilitar esse processo.

Os contribuintes podem evitar com calma erros e problemas ao adotar estratégias dentro das legalidades do fisco que ajudem a aumentar as restituições (ou pagar menos impostos). Além disso, você ainda pode escolher razão social solidária para alocar parte do imposto.

Principais dicas

Já estamos no começo de 2021, e precisamos desenvolver uma visão abrangente da situação fiscal. Como a declaração só começa em março, é melhor organizar imediatamente os recibos cobrados pela Receita Federal, a fim de otimizar a declaração completa e simplificada.

Existem vários comprovantes de IR, entre eles, as despesas com assistência médica: por exemplo, os contribuintes podem deduzir integralmente do IR exames médicos, procedimentos cirúrgicos e despesas com assistência odontológica.

Além disso, é necessário declarar também o pagamento ou cobrança de aluguel, pois se o aluguel for por meio de imóvel, a empresa fornece sua própria certificação. Se o pagamento foi realizado pelo proprietário, o IRS aceitara o boleto comprovando o depósito bancário.

No caso de vendas, se você comprou ou vendeu um carro ou propriedade este ano, preencha os documentos separadamente, como um contrato, recibo ou fatura imediatamente. Além disso, existem as taxas de educação, e caso os contribuintes estão estudando ou têm filhos em idade escolar, podem solicitar reduções de mensalidades no momento da dedução do IR.

Uma forma que está dentro das legalidades e disponível para os contribuintes economizarem impostos e ainda se planejarem para o futuro é aderir a um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Gratuito). Esta opção pode deduzir imediatamente até 12% do lucro tributável anual.

Além disso, os contribuintes que passaram muitos anos depositando dinheiro no fundo pagarão apenas 10% do IR pelos fundos depositados em 10 anos. Você troca a maior taxa de juros de 27,5% por um plano de pensão com uma tabela de taxas de retorno. Começa mais alto, mas depois o valor se reajusta para um preço mais acessível. Essa certamente é uma maneira inteligente de economizar impostos.

Embora o valor do imposto cobrado no início seja alto, especialistas apontam que, no longo prazo, o investimento é uma boa opção, porque o contribuinte paga mais impostos quando economiza menos dinheiro e quando o valor acumulado é maior.

No entanto, se você está considerando um investimento de longo prazo, essa opção funciona. Evite sacar esse valor investido em pouco tempo, pois senão poderá pagar mais impostos do que realmente economizou.

Procedimentos necessários para o IR 2021

Conforme mencionado acima, os contribuintes que declararem seu Imposto de Renda de 2021 vigente, com todas as informações validadas, podem entrar no prospecto de declaração de imposto de 2021.

O reembolso ocorre após a apreciação da Receita Federal da declaração do contribuinte, levando em consideração critérios como despesas médicas, educação, pagamentos de pensões, entre outros. Vale lembrar que a cada ano a RFB estabelece um valor máximo de despesa que é inserido na conta. Portanto, há um percentual máximo de dedução por contribuinte.

Os termos e o lote de inscrição de cada contribuinte variam de acordo com a idade, número de dependentes, data de depósito e outros fatores.

O valor devolvido no programa de devolução do IR 2021 será creditado em conta corrente, mesma conta em que efetuou o recolhimento do imposto.

Mediante o calendário de devoluções IR 2021, agora é a hora de verificar a data e o prazo de cada lote de devolução. Vale lembrar que essas datas mudam a cada ano, dependendo da RFB. Portanto, precisamos continuar monitorando nossas atualizações para nos mantermos atualizados.

Veja o novo formulário de imposto de renda de 2021 Ou seja, cada contribuinte receberá o valor da restituição antes do prazo mencionado a seguir, portanto, a previsão de lote no calendário de restituição do IR 2021 é a seguinte:

1º lote – 29/05;

2º lote – 30/06;

3º lote – 31/07;

4º lote – 31/08;

5º lote – 30/09.

Mesmo que seja conhecido o prazo de cada passagem de reembolso, o contribuinte pode não saber a data de sua restituição do Imposto de Renda em 2021. No entanto, não há necessidade de se preocupar com isso, pois a Receita Federal possui um site onde essas informações podem ser consultadas.

Para acessá-lo, você precisará fornecer informações básicas de identificação, como CPF e data de nascimento. Lembre-se de que este serviço estará disponível após o preenchimento do extrato. Siga as etapas abaixo para visualizar o calendário de reembolso do IR 2021.

Acesse ao site da Receia Federal na consulta de restituições do IR 2021. Em seguida, informe seu CPF, data de nascimento, ano da declaração e o código de verificação; a seguir, clique em ‘Consultar’ e em seguida terá na tela todas as informações sobre a declaração e o lote de devolução.

Agora que você sabe como funciona o IR 2021 e suas principais regras, saiba que existe uma dúvida muito comum sobre quem é excluído do cálculo. Portanto, é importante ter critérios claros para a isenção do imposto de renda em 2021.

A regra geral de isenção aplica-se aos cidadãos com renda mensal não superior a R$ 1. 903,98. Para alguns grupos-alvo, o não pagamento se aplica aos aposentados com mais de 65 anos e pessoas com doenças graves.

O microempreendedor individual (MEI) com renda inferior a R $ 28. 559,70 também deve se declarar. Por outro lado, a declaração de imposto de renda inferior a esse valor deve ser feita por meio do DASN (Declaração Anual do Simples Nacional).

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp. Será um prazer ajudá-lo!


Leia também: Documentos para enviar mensalmente para a contabilidade

Resumindo

Qual o novo prazo para entrega do IR-21?

Dia 31 de Maio.

Como pagar menos no Imposto de Renda 2021?

Uma de nossas dicas é saber a diferença de PGBL e VGBL. Pra isso veja nosso artigo ou nossos vídeos do YouTube.

Quais as datas da Restituição do IR 2021?

  • 1º lote – 29/05;
  • 2º lote – 30/06;
  • 3º lote – 31/07;
  • 4º lote – 31/08;
  • 5º lote – 30/09.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!