Tributário


4 plataformas de Gestão Financeira para Médicos e Dentistas

A Gestão Financeira para Médicos e Dentistas é muito importante para a organização de uma carreira de sucesso. Saiba mais!

A área médica é extremamente desafiadora para os profissionais da saúde. Além de todas as responsabilidades inerentes à função, já que há uma ligação direta com o bem-estar e o cuidado com seres humanos, ainda há uma série de detalhes que precisam ser considerados para a organização de uma carreira de sucesso.

Por exemplo: médicos e dentistas que têm seus próprios consultórios, ou mesmo que alugam um espaço para realizar os atendimentos, precisam se atentar a muitos fatores que vão além da saúde em si. Entre eles, a contabilidade do local. Entrada de dinheiro dos pacientes, pagamentos de contas e aluguéis, organização de orçamento para compra de equipamentos, correto acompanhamento dos impostos a serem pagos, etc.

Ou seja, são muitos os fatores que precisam ser pensados e, muitas vezes, o ideal é entrar em contato com empresas que ofereçam serviços de contabilidade especializada no segmento de saúde.

Mas o objetivo central deste conteúdo é apresentar aos leitores, donos de clínicas e consultórios, com foco tanto em médicos como também dentistas, algumas das principais plataformas que podem ser usadas para a gestão financeira de seu espaço de trabalho. Cada uma com suas características, mas o fato é que ter um programa específico para a função é um passo importante na hora de se organizar melhor.

Plataformas de gestão financeira para médicos e dentistas

Para que a visualização seja facilitada, dividiremos em tópicos, cada um deles com uma das plataformas selecionadas e algumas de suas principais características.

  1. HiDoctor – Módulo Financeiro: A HiDoctor é uma empresa bastante importante no ramo de desenvolvimento de sistemas para gestão no segmento de saúde. Entre seus modelos, há o módulo financeiro. Como o nome já diz, esta ferramenta auxilia no cuidado com a contabilidade em geral.Ele é capaz de organizar e mostrar os detalhes do fluxo de caixa, apontando as projeções para os meses seguintes e facilitando a organização do orçamento. Além disso, alerta sobre pagamentos pendentes e também atua para gerar estatísticas relevantes sobre os ganhos do consultório, apontando quais procedimentos são mais rentáveis, relação custo-benefício com convênios, etc.Com tudo isso em mãos, a gestão financeira fica mais simples e organizada, permitindo aos médicos e dentistas planejarem o futuro com mais racionalidade e eficiência, evitando quaisquer riscos de que a carreira se prejudique pela organização financeira, o que seria frustrante, principalmente para profissionais competentes da área de saúde.
  2. Medicinae: O Medicinae Solutions é mais um programa especializado na gestão financeira de profissionais da saúde. Ele traz soluções para realização do controle de faturamento, permitindo que os médicos saibam de forma mais clara quanto está entrando de recurso financeiro naquele determinado recorte de tempo, evitando gastos além da conta e o risco de a clínica entrar no vermelho.Os pagamentos também podem ser organizados de forma mais clara, para que nada passe sem a devida atenção. Além disso, esta empresa traz o recurso extra, o Medicinae Pay, que é a possibilidade de os profissionais adquirirem uma máquina para pagamentos em débito e crédito.Como ela vem junto com o programa, fica mais fácil criar soluções de pagamento remoto, além de divisão dos valores para que seja evitada a cobrança de impostos duplicados, dependendo da transação que for realizada. Isso é importante, porque a parte de tributação acaba, muitas vezes, sendo um calcanhar de Aquiles para quem não é especializado na área. Além das plataformas de gestão, ter uma contabilidade especializada também é bastante útil neste momento.
  3. Vindi: A plataforma Vindi não é necessariamente exclusiva para médicos e dentistas, podendo atingir outros segmentos de atuação. Ainda assim, pode ser bastante útil para os profissionais da saúde que buscam um programa que organize melhor sua gestão financeira.O sistema traz extensões para, por exemplo, haver um controle maior sobre os pagamentos dos clientes, principalmente os que fazem tratamentos recorrentes e vão várias vezes ao consultório, permitindo que o médico opte por abrir uma espécie de carteira de pacientes, com aqueles que fazem visitas frequentes.Além disso, é possível automatizar pagamentos que são recorrentes, sejam eles aluguel do espaço ou equipamento, alguma troca de material que é feita com periodicidade específica (semanal, mensal, etc.). Por fim, assim como a Medicinae, a Vindi também é uma plataforma que oferece sistemas para pagamento em crédito ou débito, o que agiliza as cobranças e diminui os riscos de inadimplência, algo fundamental para a boa gestão financeira.
  4. Clínica nas Nuvens: Mais um sistema bastante famoso para gestão no setor de saúde. A plataforma Clínica nas Nuvens é bastante completa, não ficando limitada às finanças. Mas também atua neste aspecto, auxiliando médicos e dentistas na hora de se organizarem para a manutenção da saúde financeira de suas clínicas.Este programa gera rápido acesso às faturas para pagamento, controle dos valores a serem recebidos, além de fluxo de caixa e possibilidade da produção de relatórios com dados referentes ao trabalho financeiro do consultório.Para completar, ajuda no envio e no controle dos orçamentos, sejam eles aprovados ou não. Assim, já ajuda a planejar o futuro e quais serão as entradas e saídas no caixa. Um diferencial do Clínica nas Nuvens é também a facilidade para emissão de notas fiscais, importantes para o controle e tributação posterior.Estas são algumas das principais plataformas do mercado em termos de gestão para médicos e dentistas. Mesmo aquelas que não são específicas da saúde, como a Vindi, possuem sistemas bastante eficientes também para quem atua neste segmento. Vale destacar que, obviamente, são várias as opções no mercado, sendo impossível elencar todas. Por isso, o ideal é que os interessados em melhorarem sua gestão pesquisem com cuidado.

    Tenha uma consultoria especializada

    Além disso, recomendamos a contratação de uma consultoria especializada em contabilidade no segmento de saúde, como é o caso do nosso trabalho. Para organização das finanças, tributação correta e maior atenção com orçamentos e outros detalhes, nada melhor do que a parceria de quem tem experiência no assunto.

    Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco. Estamos disponíveis por e-mail, nas redes sociais, WhatsApp e telefone. Opções não faltam, então fale com a gente e vamos trabalhar juntos para que a gestão de seu consultório seja muito melhor e eficiente, gerando enormes ganhos, financeiros e profissionais.


    Leia também: Empréstimo para Médicos e Dentistas. 

    Sobre a Autora:

    Adriana FrançaAdriana França

    Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

    contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar