Tributário


Marketing Digital para a Saúde

Marketing Digital para a área da Saúde é um tema que gera bastante polêmica. Confira as dicas da ContaDr. para os profissionais da saúde.

Marketing Digital para a área da Saúde é um tema que gera bastante polêmica. “Saúde é comércio?”, “Médicos e dentistas podem divulgar fotos de pacientes?”, “Minha Clínica pode ter um perfil no Instagram?”. Esses são alguns exemplos de dúvidas que os profissionais da saúde têm quando o assunto é marketing e internet.

Mas, com o mercado cada vez mais disputado, médicos e dentistas que não divulgam os seus serviços na internet perdem espaço para a concorrência, pois contar apenas com a propaganda “boca a boca” não é o suficiente. Afinal, as redes sociais e o Google são as principais fontes de pesquisa hoje em dia.

Por isso, fizemos um pequeno manual de boas práticas para você entrar, sem medo, no mundo do Marketing Digital! Continue a leitura e coloque as dicas em prática hoje mesmo!

Médicos e Dentistas precisam ter presença online?

Como dito antes, boa parte das pesquisas e compartilhamento de informações está em ambiente online. Pense, por exemplo, na sua rotina: como você acessa as notícias diárias? Instagram, sites de notícias, YouTube ou WhatsApp. Talvez, essa será a resposta da maioria dos leitores desse texto, pois essas são ferramentas de uso diário para a maioria das pessoas.

Quando o assunto é saúde ou estética, não é diferente. Com certeza, você, que é Médico ou Dentista, já atendeu muitos pacientes que consultaram o Dr. Google antes de chegar ao seu consultório.

Esse é um exemplo de como a mudança no hábito das pessoas reflete no consumo de informações sobre saúde. Em qualquer segmento de mercado, a internet é uma das principais fontes para procura de informações sobre empresas, serviços e produtos. Por esse motivo, é importante que clínicas e consultórios estejam presentes também no mundo digital.

Mas nós sabemos que não é fácil construir e consolidar a identidade de uma empresa em um ambiente online. Por isso, preparamos dicas fundamentais para você criar mais um canal de interação com seus pacientes. Continue a leitura.

Como fazer Marketing Digital na área da Saúde

Saúde e bem-estar são bens preciosos e não devem ser tratados como mercadoria. Isso é fato. Mas o Marketing não se resume a vendas. Apesar de a venda ser uma consequência de um trabalho bem realizado, ela não é o único objetivo ou foco do Marketing Digital.

Você pode, por exemplo, utilizar as plataformas digitais para criar uma comunidade para troca de informações e experiências. Ou seja, o objetivo é se aproximar dos pacientes, fortalecer a marca, criar autoridade e ser referência em determinado assunto.

Nesse sentido, durante a pandemia, os profissionais da saúde intensificaram sua presença online. Mas existem muitas dúvidas sobre o que é permitido ou não no Marketing Digital para a Saúde.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o de Odontologia (CFO) possuem diretrizes para a divulgação nesse ambiente. Médicos não podem divulgar endereço e telefone de consultório ou clínica. Também não podem expor pacientes, mesmo que por eles autorizado, divulgar método ou técnica que não tem comprovação científica e anunciar técnicas exclusivas. Confira o manual completo do CFM.
Já os dentistas, podem divulgar os canais de contato, porém é proibido divulgar preço dos procedimentos, promoções, oferecer descontos, brindes ou gratuidade de serviços.

Assim, Médicos e Dentistas podem falar sobre técnicas e procedimentos das áreas em que possuem especialidade. Com isso, ajudam a propagar informações de caráter educativo, informativo e que promovam saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Para isso, existe uma gama enorme de plataformas com possibilidade de criação de conteúdo em diversos formatos. A principal dica que podemos compartilhar é: experimente as ferramentas, faça testes e produza conteúdo original. Mas lembre-se de utilizar uma linguagem acessível a diferentes públicos. Além disso, nada de sensacionalismo ou promessas de soluções milagrosas!

Leia também: 6 Plataformas de Telemedicina.

3 dicas para o sucesso no Marketing Digital para a Saúde

Existem três itens fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital para a Saúde:

Site

O site é sinônimo de credibilidade e garantia de independência, pois você não estará sujeito a políticas de outras plataformas. Ou seja, você tem um ambiente seguro para disponibilizar o seu conteúdo de forma permanente e duradoura, o que não ocorre no Instagram e no Facebook, ferramentas que podem até deixar de existir, como aconteceu com o Orkut.

Se você possui um site ou blog, você não corre o risco de dedicar tempo e recursos financeiros para a produção de conteúdos que podem ser apagados. Além disso, o site é pré-requisito para quem deseja investir no Google Ads, a plataforma de publicidade do Google.

Conteúdo

No mundo do Marketing dizemos que conteúdo é REI! Independentemente do seu objetivo com o Marketing Digital para a Saúde, o conteúdo é a base de uma estratégia de sucesso. Mas o conteúdo deve ser de qualidade e produzido para o público certo. Por isso, não perca tempo replicando os temas que circulam pelas redes sociais. Pesquise com seus pacientes, funcionários e amigos o que eles gostariam de ver nas redes sociais do seu consultório ou clínica, assim você terá ideias originais para trabalhar.

E vale lembrar mais uma vez: adapte a linguagem ao seu público!

Dica: Marketing Digital – como começar?

Planejamento

Com uma rotina corrida, é difícil parar diariamente para as postagens nas redes sociais. Mas a frequência das publicações é muito importante para manter a interação com o público. Por isso, invista no planejamento. Você pode, por exemplo, separar um dia do mês para a produção do conteúdo e já deixar tudo programado.

Mas, se precisar de ajuda profissional, temos uma agência parceira que é especializada em Marketing Digital e Gestão de tráfego. Clique aqui e conheça a Verticis. 

Resumindo

Profissionais da saúde podem fazer Marketing?

Claro! Todo profissional pode, e deve, fazer um marketing pessoal e profissional. Isso atrai mais clientes e visibilidade. Sendo que, no caso da medicina e odonto, é importante notar os limites impostos pelo CFM/CFO.

O que é mais importante no Marketing para Saúde?

O primeiro passo e mais importante é saber com quem se fala. Quem é seu paciente? Quais suas características? Montar uma Persona pra isso é ideal!

Posso terceirizar meu Marketing?

Nós achamos que isso é perfeito! Médicos e dentistas estudam para fazer procedimentos nas pessoas, não para se preocuparem com burocracias ou mesmo marketing. Ter uma agência parceira facilita muito sua vida.

Sobre a Autora:

Ana ElisaAna Elisa Siqueira

Analista de Marketing e Customer Success na Verticis
Linkedin

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!