Tributário


Como encontrar um contador para médicos?

Encontrar um contador para médicos pode ser um desafio e tanto, mas a partir deste artigo o caminho estará bem mais claro para você. Confira!

Você já reconheceu a importância da contabilidade, mas ainda não encontrou o profissional ideal para cuidar do seu consultório? Realmente, encontrar um contador para médicos pode ser um desafio e tanto, mas neste artigo mostraremos o caminho.

O profissional médico, após concluir a formação acadêmica, tem a autonomia para escolher qual tipo de trabalho irá adotar:

  • ser funcionário CLT;
  • ser prestador de serviços autônomos;
  • ou abrir uma empresa na área da saúde (PJ Médica).

Para as duas últimas possibilidades, ter respaldo contábil é garantia de prevenir prejuízos e ter lucros melhores. Não à toa, para isso é preciso contar com apoio de profissionais habilitados, que tenham condições reais de oferecer um serviço preciso e personalizado.

Neste artigo abordaremos a importância da contabilidade médica, o papel do contador no sucesso da clínica e os caminhos que vão conectar você com os profissionais realmente especializados.

Saiba, antes de tudo, que a sua busca por um bom profissional é fator fundamental para a garantia da solidez do seu projeto profissional.

Descubra então como encontrar um contador para médicos na leitura a seguir! 

A importância da contabilidade médica

A contabilidade médica é uma ferramenta importantíssima para o sucesso de consultórios e clínicas de saúde. É ela quem planeja, controla e analisa todos os processos tributários, fiscais e financeiros.

Pensar na relevância desse serviço é considerar diretamente a sustentabilidade da clínica, seu status junto às legislações vigentes e os resultados financeiros ao final de cada ciclo.

A contabilidade médica nada mais é do que o serviço contábil aplicado às particularidades do segmento da medicina. 

Entre os serviços incorporado na contabilidade médica, podemos destacar:

  • abertura de CNPJ;
  • planejamento tributário;
  • declaração do Imposto de Renda;
  • gestão financeira;
  • organização de taxas a pagar;
  • entre outros.

Para quem escolheu a medicina como projeto de vida, delegar atribuições contábeis aos profissionais da área é amenizar de si mesmo a necessidade de ligar com burocracias e atividades não correlatas à área de formação.

Isso representa uma melhor dedicação aos pacientes atendidos, aos estudos de capacitação e à promoção dos serviços prestados. 

A contabilidade médica existe para que os profissionais da área estejam bem orientados, alinhados ao que se exige legalmente e preparados para investir e lucrar em seu consultório.

O papel do contador na gestão de consultório

O papel do contador na gestão de consultório

O papel do contador na gestão de um consultório médico é estratégico e especializado. 

O profissional estará empenhado em acompanhar todo o processo de regularização da clínica, a gestão de taxas e tributos a pagar, além de encaminhar o processo de declaração ao Leão da Receita Federal.

Veja em detalhes as atribuições deste profissional logo abaixo:

Abertura de CNPJ

A abertura e regularização de clínicas médicas é um processo extremamente burocrático. É nesse cenário de papeladas e pagamentos necessários que o contador para médicos surge como solução.

O profissional se empenha na abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e consequentemente atua na definição do formato tributário do consultório, o tipo empresarial da clínica, organiza as taxas necessárias a pagar e formaliza então o empreendimento.

Isso é essencial para que os profissionais não se rendam à informalidade. Especialmente à classe médica, transmitir maturidade, responsabilidade e competência é exigência indiscutível para prospectar pacientes e cuidar deles da forma correta.

A abertura de CNPJ representa um passo importante para o reconhecimento do consultório e adequação à legislação, seja em esfera municipal, estadual ou federal.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é uma das atividades mais importantes exercidas pelo contador para médicos. 

Ele dá previsibilidade dos custos tributários, antecipando quais serão os pagamentos necessários, e permite que o profissional médico se organize de uma melhor forma.

Não conseguir mensurar a carga tributária do consultório pode pegar o profissional de surpresa, impedindo que investimentos sejam remanejados, adiados ou até cancelados, para que se cumpra a legalidade fiscal.

Sem um planejamento tributário, o médico corre o risco de pagar tributos dispensáveis, gastando além do que realmente precisa para manter a regularização da clínica.

Gestão tributária

Enquanto o planejamento tributário prevê e organiza todas as necessidades de pagamento do consultório, a gestão tributária assegura a execução do plano a fim de manter a clínica em dia com suas responsabilidades fiscais.

Na gestão tributária, o contador para médicos se dedica em gerenciar as guias de pagamento e orientar o profissional da saúde sobre os prazos e métodos mais estratégicos.

Esse serviço é importante para assegurar que nenhuma taxa ou tributo fique para trás. Isso pode prejudicar, e muito, o funcionamento da clínica, por isso se faz necessária sua gestão aplicada.

Controle de caixa

Entre os serviços do contador para médicos, está também a necessidade de controle de caixa

Como dito já anteriormente, está no rol de atividades deste profissional a garantia da saúde financeira do negócio. 

Isso acontece, sobretudo, pelo planejamento financeiro e a gestão precisa de entradas e saídas, o que também podemos denominar de controle de fluxo de caixa. 

Essa atividade exige que sejam registrados minuciosamente todas as retiradas e entradas no caixa da clínica, propiciando total controle sobre o movimento financeiro da clínica médica.

Mas, por que o controle de caixa é importante? Bom, a resposta é simples: 

  • garante a organização das transações financeiras;
  • dá dimensão de custos e receitas;
  • embasa o planejamento de investimentos;
  • garante precisão na hora de realizar as declarações necessárias;
  • otimiza gastos desnecessários;
  • entre outros.

Gestão de investimentos

O contador para médicos também se envolve na gestão de investimentos. Isso porque esse profissional está diretamente envolvido nos procedimentos que podem transformar o status do negócio.

Por exemplo, ao aplicar recursos em fundos de investimento, o capital social da empresa poderá ser alterado. 

Outro caso onde o contador para médicos pode ser essencial é na ampliação da equipe. Se este for o caso do profissional médico, ter mais de um colaborador vai exigir a mudança no tipo empresarial da clínica.

Enfim, em diversas situações que implicam investimentos, seja de natureza financeira, humana ou patrimonial, o contador para médicos representa um suporte estratégico para a melhor tomada de decisão.

Escrituração contábil

A escrituração contábil é uma estratégia de gestão de patrimônio que se baseia em todos os registros cronológicos dos processos contábeis que ocorrem em um consultório. 

O principal objetivo que orienta essa técnica é a capacidade de permitir que a clínica médica consiga controlar seu patrimônio de forma a aprimorar e contribuir para a gestão do empreendimento.

Na prática, o contador para médicos monitora cada operação realizada pela sua clínica. Afinal, elas geram efeitos no patrimônio que precisam ser considerados. Isso inclui as compras, vendas, empréstimos ou recebimentos de pacientes. 

A gestão patrimonial se dá a partir desses registros, possibilitando que o seu negócio esteja sempre em dia com o Fisco.

Declaração do Imposto de Renda

A Declaração do Imposto de Renda é um procedimento indispensável na contabilidade médica. 

Anualmente, esses profissionais e empresas de saúde precisam demonstrar ao Governo Federal a quantidade e origem de receitas recebidas. Além disso, a Receita Federal também busca acompanhar a evolução patrimonial por meio do imposto de renda.

O objetivo do Imposto de Renda é de fato determinar, como o próprio nome já diz, o tributo sobre a renda dos brasileiros. Basicamente, é o imposto sobre o quanto você ganhou durante o ciclo de um ano.

Após a declaração, o sistema da Receita Federal avalia o quanto o contribuinte pagou em tributos. Caso haja pendências é preciso pagar uma taxa de quitação.

Já para o caso de sua declaração ser precisa, talvez você não precise pagar nada mais, ou até receber a devolução de tributos pagos de forma excedente. É o que chamamos de restituição do imposto de renda.

A declaração ocorre sempre no segundo trimestre. A Receita Federal disponibiliza uma plataforma para que sejam lançadas todas as declarações. 

O processo pode ser feito pelo próprio contribuinte, mas a burocracia e complexidade estimula a contratação de um contador.

O profissional da contabilidade possui domínio deste processo, o que facilita a declaração e evita que erros comprometam a integralidade do procedimento, prevenindo inconsistências e prejuízos financeiros.

Por que é importante contar com profissional especializado?

Por que é importante contar com profissional especializado?

Se você já chegou aqui, provavelmente conseguiu compreender a importância de investir na contabilidade do seu consultório médico. Mas, por que contar com um serviço especializado é mais vantajoso do que o formato tradicional?

Basicamente, a contabilidade especializada se propõe a ir além dos padrões comuns de atendimento. O contador para médicos é um profissional antenado aos desafios e particularidades do segmento, e assim conseguirá oferecer um serviço personalizado.

Médicos possuem uma agenda de trabalho diferenciada, o que pode em alguns momentos impedir encontros em horário comercial. Adaptar o atendimento e o deadline de respostas para a agenda médica é uma das vantagens de um contador especializado.

Outro fator importante a ser considerado é o domínio que o contador para médicos possui das particularidades da gestão de consultórios e clínicas. 

Conhecer a fundo o funcionamento de plantões e as práticas de unidades hospitalares, convênios, e outros tomadores de serviço será fundamental para que o processo contábil se aplique de forma estratégica e funcional.

Assim, o contador para médicos terá capacidade de lidar com as particularidades na emissão de Notas Fiscais para clínicas, consultórios e prestadores de serviço médico, além de gerenciar de forma hábil as deduções do Imposto de Renda.

Outra contribuição importante do contador para médicos é o relacionamento constante e direto com os conselhos regionais de medicina.

Onde encontrar um contador para médicos? Conheça a Conta Dr.

Onde encontrar um contador para médicos? Conheça a Conta Dr.

Finalmente chegamos ao tópico principal deste artigo. O caminho que vai levar você aos melhores profissionais do mercado da contabilidade médica. 

A Conta Dr. é uma empresa de contabilidade especializada no segmento de saúde. 

Reunindo profissionais altamente capacitados, o escritório oferece todo o suporte necessário para que o profissional médico esteja amparado nas burocracias contábeis e consiga exercer com autonomia e tranquilidade sua função por formação.

A contabilidade médica é sem dúvida uma das áreas contábeis mais exigentes. Não é à toa. O segmento lida diretamente com a vida humana, e ter o cumprimento de regras contábeis é essencial para a prestação de um serviço médico qualificado.

Por isso, quando procurar um contador para médicos observe as áreas e serviços de domínio do profissional e aposte em quem já possui experiência nesse segmento. 

Na Conta Dr, por exemplo, você pode se conectar com os melhores profissionais do mercado para atender as demandas contábeis do seu consultório. Caso deseje conhecer mais sobre as soluções oferecidas, clique aqui!

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!