Abertura de um CNPJ para médicos

Abertura de um CNPJ para médicos


17/09/2020

Abrir ou não um CNPJ? Essa é uma dúvida que surge muitas vezes na cabeça dos profissionais, que precisam analisar bem a situação para entender possíveis benefícios e problemas desta escolha. Isso vale para qualquer segmento, mas cada área tem suas especificações em relação às vantagens de optar por tornar-se uma pessoa jurídica.

Aqui, falaremos sobre os processos de abertura de um CNPJ para médicos. Estes profissionais da saúde precisam seguir uma série de passos na hora de tomar a decisão. Portanto, nosso objetivo aqui é, justamente, apresentar quais fatores precisam ser levados em conta na hora de abrir o CNPJ.

Objetivos da abertura do CNPJ de Médicos

Para começar, é importante destacar que, em aspectos gerais, os objetivos dos médicos que optam pela pessoa jurídica são os mesmos de outros segmentos: emitir notas fiscais, ser uma empresa, etc. Mas alguns detalhes são importantes neste processo.

Por exemplo: O fato de o médico interessado em iniciar o processo escolher qual será o tipo de empresa a ser aberta. No caso dos profissionais de saúde, alguns modelos costumam se destacar.

Um deles é a Sociedade Empresarial, na qual os profissionais da medicina se associam a pessoas de outras áreas com alguma finalidade, como é o caso até de alguns médicos que atendem em farmácias e outros estabelecimentos. Outra opção é a Sociedade Simples, que prevê a associação de médicos entre si. Ou seja, a formação de clínicas, consultórios, hospitais ou outros grupos médicos.

O médico, para escolher a melhor opção dentro das disponíveis, deve saber bem quais são seus objetivos como pessoa jurídica. O ideal, também, é a consultoria de um serviço de contabilidade, com especialistas no tema que possam indicar os melhores caminhos. Já que há muitas opções e muitos detalhes em cada uma delas.

Tributação

O regime de tributação no qual o médico se enquadrará é outro ponto que deve ser levado em conta. Nele há várias regras que definem as opções possíveis, baseadas no tamanho do lucro e do porte da empresa aberta pelo profissional. Então, mais uma vez, é importante conhecer bem as leis referentes ao assunto para escolher corretamente.

Entre as principais opções, está o Simples Nacional, que simplifica o pagamento de impostos em uma guia única e é uma das escolhas mais comuns. Algumas regras precisam ser cumpridas para entrar neste formato, como a empresa ser de pequeno porte, ter um limite de faturamento anual, etc.

Mas há também diversas outras opções na abertura de CNPJ para médicos. Como Lucro Presumido, Lucro Real e Empresa Uniprofissional. Sendo sempre bom lembrar que Médico não pode ser MEI. Como falamos melhor nesse outro post que fizemos dedicado ao assunto.

Passos para formalização da empresa

Para formalizar a empresa e o registro CNPJ corretamente, o médico interessado deve, em primeiro lugar, registrar-se na Junta Comercial da sua cidade e também no Conselho de Medicina da região.

Também é preciso legalizar o número do CNPJ na Receita Federal e na Prefeitura, para, depois de tudo isso, acontecer a compra de um Certificado Digital, que permita ao doutor emitir as notas fiscais, entre outros processos.

O que fica claro na situação é que são muitos os detalhes e passos necessários para que tudo seja finalizado corretamente. Por isso, receber a ajuda de profissionais preparados e conhecedores da legislação é fundamental.

Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco. Somos uma empresa especializada em atender todas as dúvidas relacionadas à contabilidade no setor médico, facilitando a vida dos profissionais que querem entender melhor este setor. Fale com a gente por e-mail, WhatsApp, telefone ou até pelas redes sociais, e vamos trabalhar juntos.

 


Leia também: Como conseguir o alvará de funcionamento de uma clínica médica?

 

Resumindo

Pra que abrir um CNPJ para médico?

O objetivo principal é pagar menos impostos dentro da lei, a economia anual pode ultrapassar os R$10.000,00 dependendo do perfil.

Qual tipo de empresa devo abrir?

Depende. As principais são Ltda e Eireli, na maioria das vezes indicamos a LTDA unipessoal, mas isso depende de cada perfil, o ideal é consultar uma contabilidade especializada para médicos. Não recomendamos S/A e Empresário Individual e lembrando que MEI não é permitido.

Como abrir minha empresa de Serviços Médicos?

Existem dois locais para registrar a PJ, Cartório de registro de empresas ou na Junta Comercial, é necessário saber o perfil para escolher o órgão de registro. Após o registro nesses órgãos é necessário registrar na Receita Federal, Município, CRM e em alguns casos na Vigilância Sanitária e Estado. Uma contabilidade especializada pode cuidar de toda essa burocracia em até 15 dias.

Como pagar menos impostos com uma PJ Médica?

Existem várias formas de tributação como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, sem sombra de dúvida o Simples Nacional Anexo III é a melhor opção tributária para uma PJ de Médico, porém esse perfil tem alguns impedimentos, analise melhor com um contador para médicos.

 

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br


Gostou desta matéria? Receba mais informações importantes para o seu Negócio se inscrevendo na nossa Newsletter mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *