Confira as melhores práticas de gestão de pessoas para o seu consultório ou clínica e aprenda a desenvolver o capital humano na sua empresa.
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa consequentemente).
Por isso é importante ter a gestão de pessoas como o norte do seu RH, pois promove ações que engajem e estimulem o progresso dos colaboradores, com isso, o retorno será redobrado em afinco e disposição para alcançar os melhores resultados. Inclusive, vale destacar que a gestão de pessoas é um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros.
E sem bons líderes a empresa não vai para frente. Então, como a gestão de pessoas pode ser aplicada e desenvolvida na empresa?
Neste artigo vamos abordar tudo sobre gestão de pessoas e destacar as melhores práticas de gestão de pessoas para o seu consultório ou clínica.
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores. Para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano (colaboradores) da sua empresa.
Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente.
Isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.
A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade, o que, consequentemente, resulta no crescimento saudável da empresa.
Como surgiu a gestão de pessoas?
Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX. Suas principais responsabilidades eram mensurar os custos das empresa e pouco se falava sobre produtividade.
Os funcionários eram vistos apenas como um ativo contábil da empresa.
Com a criação da CLT, entre as décadas de 30 e 50, surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e designar um responsável para acompanhar os trabalhadores dentro destas regras. Futuramente conhecido como gerente de RH.
Ao longo dos anos o RH foi evoluindo, mas foi a partir da década de 70 que o Departamento Pessoal passou a focar nas pessoas. E o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado. Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter funcionários motivados.
Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações?
Empresas são formadas por pessoas, por isso, elas são os ativos mais valiosos de uma organização. Sem funcionários motivados, a empresa corre o risco de perder bons talentos e ter uma alta rotatividade, gerando um clima organizacional ruim, afetando a produtividade e performance dos profissionais.
O tempo em que os benefícios financeiros eram o maior atrativo para despertar o interesse das pessoas acabou. Hoje em dia, elas querem ter uma visão clara das possibilidades de crescimento, querem ser ouvidas e valorizadas, querem ter mais liberdade de escolhas.
É aí que entram as estratégias de gestão de pessoas. Para que os gestores possam identificar o grau de motivação da sua equipe e como extrair os melhores resultados. É uma relação em que todos ganham.
Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?
O planejamento é a chave para uma boa gestão de pessoas na empresa. Começando pelo objetivo da gestão de pessoas: agregar o bem-estar, a produtividade e o desenvolvimento dos seus recursos humanos.
Esse é o norte que devemos seguir ao longo de toda a implementação e manutenção do projeto.
Vale ressaltar que a gestão de pessoas pode ser um trabalho em conjunto da liderança da empresa com o RH, caso não tenha profissionais de RH (o que é recomendado), você pode assumir este papel. Os líderes são responsáveis pelo gerenciamento da sua equipe, sendo o RH o departamento fundamental para que as atividades definidas no planejamento sejam aplicadas e monitoradas, como a contratação de novos funcionários, avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento, realocação, promoções e gerenciamento de crises.
Quais são os pilares da gestão de pessoas?
A gestão de pessoas envolve uma série de ações focadas em aumentar o bem-estar do funcionário e melhorar o ambiente de trabalho, mas para criar uma metodologia de gestão de pessoas eficaz é preciso considerar cinco pilares principais. Confira:
Os 5 pilares da Gestão de Pessoas
1º Pilar: Motivação
O ponto inicial de uma boa gestão de pessoas é a motivação. Ela é o motor que move os funcionários a darem o melhor de si constantemente.
Por isso, quando uma equipe está desmotivada é preciso saber identificar o que está gerando isso para reverter a situação e oferecer o que ela busca para sua carreira. Antes que ela vá buscar em outro lugar. Os incentivos para ter um time motivado são diversos. Você pode oferecer um estímulo financeiro, um plano de carreira consistente, um projeto que seja desafiador, uma bonificação por meta atingida, entre outras ações.
2º Pilar: Comunicação
Se a motivação é o pontapé inicial da gestão estratégica de pessoas, a comunicação é a base para que tudo transcorra bem e para gerar ótimos resultados.
Uma comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias estimula o senso de dono nos colaboradores e faz com que os funcionários se sintam parte fundamental da empresa. Sem um diálogo, muitas informações se perdem no caminho. Uma forma de melhorar a comunicação entre líderes e colaboradores é o feedback. Dar um retorno quanto ao desempenho do funcionário abre um canal de comunicação confiável.
3º Pilar: Trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe é um grande diferencial, e a gestão de pessoas deve criar um ambiente propício e utilizar ferramentas para incentivar isso.
A organização deve encorajar o espírito colaborativo para minimizar os conflitos e engajar a todos em uma crescente de resultados e disposição para que a empresa, na totalidade, se desenvolva. Entre as práticas de gestão de pessoas mais assertivas, está a dinâmica de grupo. Ela pode ser feita de uma forma leve e descontraída para enfatizar o companheirismo e gerar empatia entre os colegas de trabalho. E como nem tudo é trabalho, é importante criar momentos de integração fora da empresa como happy hours, festas de encerramento e outros tipos de confraternização.
4º Pilar: Conhecimento e Competência
Não existe funcionário pronto, todo conhecimento técnico pode ser ensinado e as competências podem ser desenvolvidas.
A possibilidade de aprender e crescer na empresa é um dos motivos pelos quais os colaboradores se mantêm motivados. Uma empresa que valoriza isso e monta a melhor equipe possível para maximizar resultados, garante uma gestão de pessoas assertiva. Isso pode ser feito por meio da avaliação de desempenho. A empresa define quais serão as principais competências da organização e de áreas específicas, estipula o peso para os quesitos mais importantes e aplica a avaliação periodicamente.
5º Pilar: Treinamento e Desenvolvimento
Por último e não menos importante, após identificar as lacunas que impedem os funcionários de alcançarem seu potencial, é hora de começar o treinamento e desenvolvimento.
Funciona como uma troca, a empresa incentiva a busca de conhecimento para que o profissional possa aplicar tudo no trabalho de forma eficiente. Assim todos crescem juntos. É uma excelente oportunidade para conversar com os funcionários e entender o que eles gostariam de aprender e se aprimorar, seja um treinamento para uma ferramenta técnica, como um software, ou um workshop para desenvolver uma habilidade com vendas, por exemplo.
Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?
Pessoas que se sentem valorizadas e que percebem fazer parte de algo maior (não apenas no faturamento da empresa), trabalham com mais afinco, por isso, para que a gestão de pessoas seja um sucesso, é preciso adotar práticas pontuais que vão ajudar a organização a continuar crescendo.
Reunimos algumaspráticas modernas na gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa ou consultório. São elas:
Ouça o que os colaboradores têm a dizer
Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.
Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo, você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.
Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa
Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo na totalidade, até mesmo para evitar o “telefone sem fio”. Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.
Deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo, o compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias da empresa.
Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa
De nada adianta profissionais competentes e com boas qualidades se o perfil dele não tem nada a ver com a cultura organizacional da empresa.
Acredite: isso faz toda a diferença para que todos consigam mirar os seus olhares na mesma direção. E isso vale tanto na manutenção de sua equipe quanto no processo de recrutamento e seleção de candidatos, afinal de contas, profissionais com o mesmo perfil das empresas onde trabalham carregam valores em comum, e isso, na busca por resultados, é um diferencial e tanto!
Ajude a promover um bom clima organizacional
A promoção de um ambiente de trabalho leve e amigável é importante para acabar com o negativismo na empresa. Por exemplo: gestores autoritários deixam o semblante dos outros mais pesado. Agora, líderes que engajam com os colaboradores enfrentam, juntos, os desafios.
Aposte nos feedbacks para avaliação
Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes nas práticas internas de qualquer organização, porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.
Para tanto, você deve falar dos pontos positivos e negativos — lembrando que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente, enquanto isso, os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente de maneira particular. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.
Dê autonomia aos seus colaboradores
As pessoas buscam mais autonomia e flexibilidade em suas rotinas, atualmente. A nova geração, por exemplo, é pautada por esse diferencial que muitas empresas ainda não promovem com facilidade, por isso, descubra como os gestores podem dar mais empoderamento aos seus colaboradores, atuando mais como um consultor do que um chefe rígido e autoritário.
Realize treinamentos e capacite suas equipes
Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários. Essas ações não melhoram apenas o desempenho dos colaboradores nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.
Mas lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.
Resumindo
O que é Gestão de Pessoas?
Assim como o capital financeiro é o valor que o dinheiro de uma empresa tem para investir, o Capital Humano é o valor que os Colaboradores têm para contribuir com a empresa e o crescimento comum de todos. A Gestão de Pessoas é justamente a forma de potencializar cada colaborador para ter uma melhor qualidade de trabalho e produtividade.
Quais os objetivos da Gestão de Pessoas?
A Gestão de Pessoas tem como meta trazer o que há de melhor em cada colaborador de uma empresa. Por exemplo, aumentar o bem estar empresarial, melhorar o atendimento ao cliente e trazer uma produtividade saudável para o ambiente organizacional.
Gestão de Pessoas em Clínicas e Consultórios:
Por serem tipos diferentes de empresas quando comparadas àquelas tradicionais, as Clínicas e Consultórios tem suas especificidades. Mas algo comum é a Motivação que seus funcionários precisam para exercer bem o papel deles e treinamento para que façam a ponte entre a empresa e os clientes da forma estipulada pela empresa.