Tributário


BPO Financeiro, o que é e como pode ajudar na sua clínica

BPO financeiro é uma solução para o gerenciamento de finanças e é fundamental para a saúde financeira de clínicas e consultórios.

A rotina dos profissionais da saúde é muito corrida e repleta de desafios. Por conta da grande demanda de trabalho, administrar uma clínica pode ser uma tarefa difícil, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de finanças.

Nesse sentido, o BPO financeiro pode ser uma excelente solução para otimizar esse processo. O objetivo é contratar uma empresa para controlar as atividades que não fazem parte das tarefas dos médicos, mas são fundamentais no dia a dia de um negócio.

O que é BPO financeiro?

Essa sigla significa Business Process Outsourcing, ou seja, terceirização dos processos de negócios. Nesse caso, trata-se da contratação de uma empresa especializada para controlar e gerenciar os fluxos operacionais da clínica.

Nos últimos anos, essa prática vem crescendo em diversas áreas e segmentos, pois aumenta a lucratividade e a produtividade da empresa, diminuindo os custos e evitando erros. Dessa forma, é possível obter processos ainda mais ágeis, maximizando os resultados e auxiliando no crescimento da empresa.

Qual o objetivo desse serviço?

Quando se trata das finanças de uma empresa, existem diversas atividades que podem ser terceirizadas, desde o pagamento de contas até o fluxo de caixa. E cada empresa tem necessidades diferentes em relação ao BPO, como conciliação bancária, gestão de indicadores, análise de créditos e emissão de documentos.

Ele também concilia frequentemente os recursos financeiros que entram ou saem de um negócio, gerenciando os pagamentos e lançando as contas que estão em débito. Por isso, é possível que o BPO tenha acesso ao banco para agendar esses processos, além de otimizar o pagamento dos funcionários e emitir notas fiscais.

Até mesmo o orçamento empresarial pode ser realizado, pois os profissionais procuram possíveis investimentos e verificam os recursos que serão empregados naquela área. Outra tarefa é a controladoria, que ajuda na tomada de decisões por meio do planejamento estratégico.

Quais os benefícios do BPO financeiro?

Ao utilizar o BPO financeiro na sua clínica, é possível observar diversos benefícios, principalmente na estruturação das finanças. Isso porque você contará com uma equipe especializada e qualificada para esse trabalho, organizando todos os dados e deixando todos os processos em dia.

Dessa forma, as chances de enfrentar desafios e dificuldades financeiras mais sérias são reduzidas, pois a maioria dos problemas é causada por uma série de pequenas falhas, que poderiam ser resolvidas apenas com a observação e análise de profissionais qualificados.

Ao adotar cuidados diários, é possível até mesmo estar preparado para eventuais crises ou imprevistos, tomando decisões mais assertivas e benéficas para a empresa.

Com esse serviço, a organização do setor financeiro é completa e eficiente. E ao manter essa área funcionando da melhor forma possível, todas as outras têm menos chances de apresentar instabilidades.

Outra vantagem é o controle apropriado do capital de giro. Para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e atendam aos clientes da melhor forma possível, é essencial que estejam sempre atualizadas, com equipamentos modernos e procedimentos efetivos. Mas isso só ocorre se a instituição contar com dinheiro em caixa para esses investimentos.

O capital de giro diz respeito ao valor que a empresa tem disponível para aplicar nas melhorias que necessita para sua expansão. Com essa ferramenta, os investimentos são feitas com base em dados importantes, oferecendo o melhor aos pacientes e se tornando uma referência na comunidade médica.

Nesse sentido, é importante destacar que quem possui uma clínica médica está sempre pensando em expandir cada vez mais seu negócio. Isso porque, além de gerar maior lucro para os colaboradores, essa possibilidade também permite tratar cada vez mais pacientes e ajudá-los em suas necessidades.

Com a terceirização do departamento financeiro, os profissionais da saúde focam focar no que mais importa: salvar vidas. Livres de obrigações burocráticas é possível trazer melhorias para os pacientes, tanto em relação aos atendimentos, quanto aos aparelhos e serviços oferecidos.

Ao prestar serviços de qualidade e oferecer equipamentos modernos, a clínica também está se destacando no mercado, garantindo a competitividade. Dessa forma, a credibilidade que os clientes têm em relação aos profissionais se consolida e a marca vira referência em sua área.

Consequentemente, o valor da receita da empresa também aumenta. Com essa organização, as chances de sofrer com problemas financeiros são menores e os gastos são controlados, à medida que os recursos são investidos nas áreas que de fato estão precisando naquele momento.

Outras questões como tributação e fiscalização também são responsabilidades dos profissionais que lidam com essa ferramenta e a clínica não precisa se preocupar. Qualquer contratempo será informado ao gestor, para que tome a melhor decisão em cada situação.

Por fim, o BPO financeiro também conta com relatórios, consultas financeiras, análise de indicadores importantes e diversas outras ações que trazem maior valor para a empresa. Além de evitar riscos, a gestão estratégica de uma clínica também é um passo fundamental para sua expansão e reconhecimento no mercado.

Como implementar o BPO financeiro?

Antes de tudo, manter a organização dos processos internos da sua empresa é fundamental. E para isso, o gestor deve traçar os objetivos e metas da clínica, assim como estabelecer as informações financeiras do cenário atual.

Nesse contexto, é indispensável padronizar processos, assim como contar com ferramentas que podem auxiliar no controle financeiro de forma efetiva, na exportação de dados importantes e na emissão de documentos.

A partir daí, o próximo passo é contar com uma plataforma de gerenciamento financeiro e contábil para acompanhar o desempenho da empresa e, com isso, tomar decisões mais estratégicas. É por meio dessa ferramenta que os dados serão centralizados, otimizando os processos e agilizando até mesmo os serviços mais complexos.

Mas para alcançar os objetivos da sua empresa e simplificar a rotina contábil dos colaboradores, é essencial contratar uma empresa que apresente profissionais experientes, qualificados e treinados para o trabalho. Assim, todos os processos financeiros da clínica passarão por esses profissionais, que irão identificar qualquer erro e auxiliar na tomada de decisão.

Ficou com alguma dúvida? Então entre agora mesmo em contato conosco através dos nossos canais de comunicação e saiba como podemos te ajudar a facilitar esse processo.

Leia também: Como realizar a gestão financeira de Clínicas Médicas?

Resumindo

O que significa BPO?

A sigla significa Business Process Outsourcing, que em português seria Terceirização de Processos Gerenciais ou de Negócios. Isto é, é a terceirização de processos que não são o core business da empresa, como financeiro no caso deste artigo.

Vale a pena terceirizar meu financeiro?

Depende! Essa solução não é para todos. Se você é um servidor público, por exemplo, sem outras fontes de renda, seu financeiro é super simples e não faz sentido pagar por um serviço que cuide disso. No entanto, a maioria dos médicos tem várias formas de recebimentos e vários gastos, o que já começa a complicar e ser viável um BPO.

O que preciso pra começar um BPO financeiro da minha clínica?

Do básico, ou seja, organização. Uma contabilidade vai lhe ajudar muito nisso. Mas, se você não tem assessoria de um contador, é só ter todas as suas contas salvas e enviá-las para quem fará seu BPO todo mês.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!