Tributário


Dicas para abrir meu consultório

Está pensando em abrir um consultório? Aprenda a fazer um planejamento e definir todos os detalhes fundamentais para o seu funcionamento.

Para isso, você pode contar com o apoio de vários profissionais tais como: Arquiteto, Contador, Advogado entre outros, mas não desanime, seguindo os passos de forma correta tudo dará certo para abrir seu consultório.

 

Como fazer o planejamento?

Primeiramente, o local para abrir seu Consultório é crucial para o sucesso, então avalie se você está perto de seu público-alvo. E pense também no valor que você tem para investir.

Faça um plano que vai definir a forma como vai ser constituído o Consultório, como, por exemplo, número de sócios e local de atividade. Para isso existem ferramentas online que podem te ajudar, como, por exemplo, o modelo Canvas que vai descrever bem o seu negócio e os caminhos a serem traçados.

Perguntas a se fazer na etapa de planejar: irei realizar apenas atendimento particular? Vou atender convênios? Terei outras especialidades? Vou atender com outros profissionais? Essas são só algumas das perguntas importantes para quando se vai abrir um negócio na saúde. E, portanto, cada resposta dessas perguntas muda o seu rumo e futuro da empresa.

Por fim, para otimizar esta etapa, o ideal é ser acompanhado por um contador, para definir a forma como você vai pagar os impostos e propor melhores opções. Além de outros especialistas que podem diminuir seu trabalho no futuro, por exemplo, um arquiteto que conheça da legislação específica da Saúde, evitando transtornos após a inauguração.

 

Documentos que vou precisar para o Consultório

O processo de legalização do seu consultório envolve algumas etapas, a primeira é o registro do local.

  • Para profissionais autônomos, que não têm Pessoa Jurídica (PJ), o registro deve ser feito na prefeitura;
  • Por outro lado, se houver o registro de PJ (neste caso somente sociedades uni profissionais, que não tenham caráter empresarial), deve ser feito no Cartório;
  • Em último caso, se já existe o caráter empresarial, então deve ser feito o registro na Junta Comercial.

 

Os documentos variam por Estado, mas vamos citar os principais a seguir:

  • CNPJ, incluindo CRM ou CRO digitalizado, IPTU do local, comprovante de endereço dos sócios e certidão de casamento;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de localização;
  • Registro no Conselho;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros;
  • Alvará de Vigilância Sanitária (varia conforme o município);
  • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES);
  • PGRSS – Programa de resíduos sólidos de serviços de saúde (varia conforme o município)

Temos algumas variações conforme o município também, o ideal é procurar um profissional habilitado para te ajudar nessa etapa.

 

Contratação de pessoal

Esse ponto é crucial no seu planejamento, pois a contratação de bons profissionais, auxiliares e secretárias será de grande valor para o seu negócio.

Algumas Clínicas não dão o devido valor, e contratam conhecidos ou indicações sem aprofundamento e habilidades técnicas especificas. Impactando, dessa forma, na imagem do negócio.

Então, fique atento ao contratar um profissional. Observe se os candidatos têm boa comunicação e postura profissional. Sendo que, nesta etapa também é necessária uma série de documentos e regras que apresentamos em nosso artigo sobre como contratar.

 

Gestão do Consultório

A gestão do consultório deve ser feita pelo sócio ou pessoa de confiança, atualmente temos vários sistemas de agendamento e acompanhamento de indicadores que você pode ter por valores acessíveis, assim as informações ficam consolidadas e facilmente analisáveis.

Outro ponto extremamente importante no negócio, é claro, é o financeiro. Acompanhar o fluxo de caixa é fundamental, pois o controle das finanças vai demonstrar o quanto seu consultório pode crescer e a sua sustentabilidade.

 

Quanto vou gastar mensalmente no meu Consultório?

Os valores que costumam variar são: a localização, o tamanho do imóvel e número de funcionários. No entanto, existem valores básicos como as despesas seguintes:

  • Aluguel,
  • Energia,
  • Telefone,
  • Funcionários,
  • Taxa de Conselho,
  • Taxas de Prefeitura,
  • Impostos,
  • Contabilidade,
  • Software.

Quais impostos preciso pagar? 

Neste post (O que é melhor Lucro presumido ou Simples), falamos sobre o tema de impostos e qual a melhor opção para sua clínica ou consultório. Então sugerimos que dê uma olhada para não ter dúvida restante.

Por fim, sabemos que o universo de abertura de um negócio próprio é muito grande e por vezes complexo. Aqui tentamos facilitar um pouco para você leitor. Mas o importante, como frisamos ao longo do nosso texto, é que você tenha apoio de profissionais que tornem essa jornada mais simples e, principalmente, mais eficiente. Assim você gasta menos dinheiro e tem mais tempo para se dedicar ao que você é bom.

Resumindo

O que preciso pra abrir meu consultório?

1- Saber o melhor local para o seu tipo de cliente;

2- Estar com a documentação em dia;

3- Pessoal bem treinado;

4- Gestão do consultório.

Quanto custa abrir um consultório?

Depende! Mas o básico é: contas fixas, regularização de documentos e contratação de pessoal.

Ter meu próprio consultório ou ter sócios?

Isso vai do perfil de cada profissional. E, normalmente, começar com sócios é mais barato e traz mais receita.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar