Tributário


4 ferramentas de Ponto Eletrônico para sua Clínica

Já pensou em soluções para melhorar os processos da sua clínica ou consultório? Confira 4 ferramentas de ponto eletrônico para te ajudar!

Cuidar dos pacientes, acompanhar a entrada e saída dos colaboradores, avaliar o estoque, verificar o orçamento e ainda pensar na divulgação e avaliação são algumas das atividades que fazem parte da rotina médica. Mas você já pensou em soluções que podem te ajudar nos processos? Vamos te apresentar 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório!

Assim como em outras empresas e instituições, sabemos que a rotina de quem está destinado a cuidar da saúde é ainda mais agitada, afinal, além de todas as obrigações que já fazem parte do dia a dia, ainda existe a preocupação em oferecer um atendimento qualificado e preparado para o paciente.

Pensar na humanização, no ambiente adequado, avaliar os materiais que estão sendo utilizados e investir o tempo para contribuir com a divulgação da instituição são atividades que demandam tempo e preparo.

E não dá para ficar perdendo essas horas com outras ações, não é mesmo? Por isso, vamos apresentar 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório. Está preparado para conferir? Então vamos lá!

A famosa batida de ponto

Antes mesmo de listar alguns aplicativos e sites que podem ajudá-lo nessa tarefa, é fundamental explicarmos melhor o que é o ponto eletrônico.

Para quem já está no mercado de trabalho há alguns anos, deve lembrar que lá no início o ponto era marcado em um caderno. Sim, acredite!

Ao chegar no trabalho, as pessoas anotaram o nome e a hora da chegada. O mesmo esquema era realizado antes do almoço, na volta para o almoço e no momento da saída.

Os colaboradores precisavam passar por essa rotina todos os dias, afinal, essa era a forma de acompanhar quem estava entrando no horário certo ou não. Esse mecanismo também era responsável por pensar nas horas extras, auxiliando no cálculo do quanto deveria ser pago.

Sendo assim, no final do mês o contador ou a pessoa responsável pela folha de pagamento, pegava o caderno e avaliava a batida de ponto de cada um dos colaboradores.

É claro que esse sistema acabava trazendo diversos problemas, seja pela dificuldade em assegurar que os horários eram seguidos ou até porque os colaboradores acabavam esquecendo dessa atividade.

Neste caso, muitos acabavam preenchendo as informações no último dia do mês, colocando informações que poderiam não ser verídicas.

Atualmente esse sistema ainda é utilizado em algumas empresas, mas a modalidade perdeu espaço para o ponto eletrônico, afinal, é muito mais fácil acompanhar a jornada do seu colaborador de forma automática, não é mesmo?

O que é o ponto eletrônico?

O ponto eletrônico nada mais é do que um sistema que será responsável por acompanhar o momento de entrada e saída de todos os colaboradores.

O uso da ferramenta é fácil e pode variar de acordo com a plataforma escolhida. Entretanto, na maioria dos casos, basta o colaborador posicionar a digital para marcar a entrada e saída do local.

Em muitos casos, o colaborador receberá um papel com as informações mais importantes, como nome completo, cargo e horário em que foi registrada a entrada dele na clínica/consultório.

Essa inovação anula a existência daquele caderno mencionado acima, garantindo que a pessoa que cuida da folha de pagamento tenha acesso aos fatos do dia a dia, calculando da forma correta o que deve ou não ser acrescentado no salário do indivíduo.

Vale ressaltar que o objetivo do caderno e do ponto eletrônico são os mesmos: garantir que a jornada do colaborador seja seguida conforme o combinado no contrato de trabalho.

Entretanto, a diferença entre essas duas modalidades é a facilidade que o ponto eletrônico pode agregar, disponibilizando mais tempo para que outros assuntos importantes sejam resolvidos.

4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório

Agora que você já sabe qual é a importância dessa ferramenta para o seu negócio, está na hora de conferir 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório. Vamos começar?

OITCHAU

O primeiro selecionado da nossa lista é o OITCHAU. A tecnologia é voltada para registrar a entrada e a saída dos colaboradores da sua clínica/consultório.

A ferramenta é simples e será fácil de apresentá-la para todos. Além de acompanhar a chegada e a saída, essa solução também auxilia na distribuição das escalas de trabalho e turnos, além de oferecer um banco de horas exclusivo.

Afinal, quem está inserido nessa rotina da saúde sabe o quanto é difícil planejar escala e turno, não é mesmo?

Além de ter o registro de ponto e os relógios de ponto, a ferramenta ainda conta com o reconhecimento facial!

Por oferecer todos esses benefícios, essa é uma das 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório.

Dixi relógio de ponto

A segunda opção é tão interessante como a primeira da nossa lista. Isso porque a Dixi relógio de ponto conta com duas modalidades de ponto: o biométrico e o cartográfico.

Para quem não conhece o nome, o cartográfico é a opção do cartão, em que os horários de entrada e saída dos colaboradores são registrados em cartões.

A solução também fica disponível para consulta por meio do aplicativo que pode ser instalado no celular dos colaboradores.

Assim todos podem ir conferindo como está o ponto durante o mês.

Tecnoponto

Outra solução que figura a nossa lista é o Tecnoponto. Essa é uma ótima opção para clínicas e consultórios que atuam com colaboradores em home office.

Isso porque a solução permite que o colaborador registre o início e término da jornada de trabalho pelo celular, assegurando que aquele foi mais um dia de trabalho.

Portanto, antes de optar por essa solução é interessante pensar em qual é o modelo atual de trabalho da maioria dos seus colaboradores.

PontoTel

O PontoTel é outra solução que pode ajudá-lo a coordenar a equipe. Isso ocorreporque a ferramenta oferece o registro e a gestão do ponto de todos os colaboradores que fazem parte do seu time.

Essa opção ainda consegue realizar o reajuste de algumas informações que já estão programadas de forma automática, garantindo ainda mais veracidade para todas as entradas e saídas que devem ser registradas ao longo do dia.

Agora que você já conferiu quais são as 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório é só escolher aquela que pode satisfazer todas as necessidades da sua equipe.

Está precisando de ajuda com questões orçamentárias e contábeis? Então entre em contato com a nossa equipe de consultores. Podemos ajudar a sua clínica ou consultório!


Leia também: 4 plataformas de Gestão Financeira para Médicos e Dentistas

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar