Profissional Liberal

Profissional Liberal


03/09/2020

Em busca da liberdade trabalhista e financeira o Profissional Liberal tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente quando se trata dos profissionais da área da saúde, construção civil e dos profissionais de direito.

 

Conceito

Conforme a CNPL (Confederação Nacional dos Profissionais liberais) Profissional Liberal é o trabalhador que pode exercer sua profissão com mais liberdade, devendo ter conhecimentos técnicos e ou científicos com formação em nível superior ou técnica, que seja regulamentada e reconhecida legalmente. Alguns exemplos destes profissionais têm-se os médicos, dentistas, advogados, psicólogos, engenheiros.

O artigo 1º, parágrafo único do estatuto da CNPL tem como definição de Profissional Liberal: “…aquele legalmente habilitado a prestação de serviços de natureza técnico-científica de cunho profissional com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente de vínculo da prestação de serviço”.

O Profissional Liberal pode atuar como empregador ou como empregado, suas obrigações devem ser observadas de acordo como cada especificidade. Além do mais, algumas profissões são regulamentadas pelo órgão de classe regulamentador (CRM, CRO, OAB, CREA…).

Quando um profissional liberal presta serviço por conta própria ele deverá observar as legislações e fazer os recolhimentos tributários devidos, que são ISS e INSS. Contudo, quando ele é categorizado como empregado deverá ter o INSS retido pela a empresa a qual o contratou.

Além das obrigações tributárias, este profissional também possui obrigação pautada no Código do Consumidor em seu artigo 14, §4º, qual define a responsabilidade do profissional liberal nos casos de danos causados ao consumidor.

 

Quais as principais diferenças de um profissional liberal e autônomo?

Muitas pessoas ainda confundem o profissional liberal e o autônomo, mas existem diferenças entre eles. As principais são:

  • Qualificação profissional
  • Vínculo empregatício
  • Conhecimento técnico/ científico

Um profissional liberal tem que necessariamente tem conhecimentos técnicos e formação em sua área e que seja reconhecida por lei ou decreto, pode ou não ter vínculos empregatício. Já para o profissional autônomo não existe uma exigência de qualificação profissional, seu conhecimento geralmente é adquirido a medida em que desempenha as tarefas de sua profissão e não possui vínculo empregatício, ou seja, trabalha por conta própria. Alguns exemplos de autônomos são cabeleireiro, pintor, encanador.

Vantagens e Desvantagens de ser um Profissional Liberal

Vantagens

– Autonomia e flexibilidade no trabalho, pois não há subordinação. O profissional define seus horários, suas metas, seu local de trabalho.

– O Profissional Liberal ganha o quanto trabalha, ou seja, seus ganhos não estão limitados a valores fixos. Normalmente um profissional liberal tem uma remuneração maior do que um mesmo profissional que está vinculado a uma empresa.

– Definir em qual área irá atuar, não se limitando as exigências do mercado de trabalho.

Desvantagens

– Não há garantia de um valor fixo da remuneração.

– Caso o profissional precise se afastar por motivos pessoais ou até mesmo em casos de doenças sua remuneração poderá reduzir significativamente.

– É necessário que se tenha mais disciplina e foco, geralmente um profissional liberal tem uma carga horária mais elevada, principalmente quando se pretende obter uma remuneração maior.

Qual a melhor forma de trabalho: Profissional Liberal, Autônomo, Empresário ou Celetista?

Não existe uma melhor forma, tudo depende do seu perfil. Se você prefere se arriscar mais para obter maiores ganhos ou se é mais conservador e prefere uma certa estabilidade, segurança.

Mas se você quer ser um Profissional Liberal, segue algumas dicas para obter sucesso:

– Persistência e Dedicação

O sucesso não começa da noite para o dia, para que alavanque sua profissão é necessário construir uma imagem, tornar-se mais conhecido diante do mercado, para isto é fundamental que seja persistente e dedicado.

– Estudo e Aprendizado

Dedique seu tempo a estudos, o mercado é gigante e a concorrência não para! Para ganhar o mercado e tornar-se um profissional de sucesso o estudo deve ser constante. Mantenha-se atualizado e faça a diferença. Lembre-se, seu maior capital é o intelectual!

– Networking

Construa uma boa rede de contatos, mantenha contatos com fornecedores, possíveis clientes e profissionais que estejam relacionados a sua área. Uma boa maneira de ter clientes é pela famosa “boca a boca”.

– Controlar suas Finanças

Para obter sucesso financeiro não basta ter uma boa remuneração, é preciso saber como administrar suas finanças, bem como empregá-la. Além do mais, além de obter boas receitas, a redução das despesas pode ser importante para seu sucesso financeiro. Invista em um profissional que possa auxiliá-lo.

– Planejamento

Ser um profissional liberal requer maestria, para isso planeje seu dia a dia, organize sua agenda, avalie os riscos do seu negócio, trace seus objetivos, onde quer chegar. A partir daí estabeleça metas para desta maneira possa atingir seus objetivos.

 


Leia também: As melhores dicas financeiras para dentistas.

Sobre a Autora:

SamanthaSamantha Corsino

Graduada em Ciências Contábeis e auxiliar de contabilidade na ContaDR.

Linkedin contato@contadr.com.br


Gostou desta matéria? Receba mais informações importantes para o seu Negócio se inscrevendo na nossa Newsletter mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *