Orçamento para Clínicas e Consultórios

Orçamento para Clínicas e Consultórios


21/05/2020

Ter um orçamento bem estruturado faz toda a diferença para as finanças de uma empresa ou um empreendimento comercial. É por meio deste documento que o gestor pode visualizar investimentos futuros e corrigir os prejuízos.

Um orçamento também é essencial para clínicas e consultórios médicos, pois embora não tenha seu maior foco na rentabilidade do caixa, precisa ter uma boa infraestrutura para manter um bom atendimento aos pacientes.

Orçamento para Clínicas e Consultórios.

Estabelecimentos médicos podem ter um pouco mais de dificuldade em organizar sua vida financeira. Por serem espaços menores, normalmente quem chefia a parte administrativa é o próprio médico, se arriscando em compreender nuances que não fazem parte da sua formação superior.

Para que a parte administrativa do consultório e clínica médica não corra o risco de obter erros de cálculos, o ideal é que se contrate um profissional ou uma empresa de contabilidade especializada em organizar o orçamento para esse setor.

Por meio da orientação de uma empresa responsável, o consultório pode ter seu orçamento mais automatizado em um sistema de gestão específico para o orçamento.

Neste sistema, o gestor responsável poderá dividir as contas entre ativo, passivo, receitas e despesas, dando muito mais segurança de saber para onde está indo o capital de giro do consultório e clínica médica.

Todo dinheiro entra como Receitas. Já para os resultados do passivo estão as obrigações legais e dívidas, caso existam. É aqui que o médico pode ter clareza do quanto o consultório está lucrando

As receitas e as despesas dizem respeito ao fluxo de caixa diário e despensas com funcionários, compras de materiais etc.

Realizando a divisão neste orçamento fica mais fácil saber quais despesas poderão ser eventualmente cortadas para que haja um aumento significativo da receita e consequentemente gere investimentos para a clínica futuramente.

Com o implemento deste sistema, é possível organizar melhor as contas e ter um maior controle do dinheiro gasto em cada uma delas.

Consulte-se sempre com um contador.

A administração das contas deve ser um trabalho feito com bastante atenção, por isso esteja sempre em contato com um profissional de contabilidade que consiga auxiliar nas tomadas de decisões financeiras do estabelecimento.

O contador não precisa fazer parte do corpo fixo de colaboradores do consultório, ele pode ser contratado por fora para realizar as atividades operacionais.

Com o advento tecnológico para a contabilidade, este relacionamento pode seguir sendo à distância, deixando os encontros apenas em discussões mais sérias sobre as contas do consultório.

Aproveite a consultoria para aprender mais sobre o orçamento do consultório e clínica médica e compreender quando e onde o capital de giro pode ser investido para que se obtenha um bom retorno financeiro.

Além da organização operacional, o orçamento pode ajudar o profissional da saúde a descartar gastos e reinvestir o dinheiro na compra de aparelhos e equipamentos médicos de qualidade para o atendimento diário e rotinas de tratamento.

Entre em contato conosco por e-mail e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria contábil para sua clínica ou consultório médico.


Leia também: Os impactos do Coronavírus no processo de gestão das clínicas e consultórios


Gostou desta matéria? Receba mais informações importantes para o seu Negócio se inscrevendo na nossa Newsletter mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *