Tributário


Caí na malha fina, e agora? O que fazer? Entenda!

Caiu na malha fina? Não se preocupe: veja o passo a passo de como resolver a situação e evitar que se repita!

Vixe, o Leão te pegou! Pois é, isso acontece com muitos Profissionais da Saúde quando a Receita Federal cruza os dados do Imposto de Renda e há dados em desacordo, propositalmente ou não. Mas calma, podemos te ajudar!

Para aqueles que não sabem o que é a Malha Fina, o que é bom por não terem esta preocupação, vamos explicar um pouco. A Malha Fina é o nome comum para Malha Fiscal de Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física. Ou seja, é quando a Receita Federal passa um “Pente Fino”, ou seja, quando ela cruza todos os dados enviados a ela na Declaração de Imposto de Renda e em seu banco de dados (INSS, planos de saúde, bancos, cartões de crédito, pagamentos) e verifica se tudo está correto.

Saiba o Motivo

Este é o primeiro passo para sair da Malha Fina. Se você recebeu uma notificação da Receita com a pendência, o ideal é acessar o e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) com certificado digital para poder entender melhor o problema ocorrido. Ou você pode também passar uma procuração para alguém que possui certificado digital, que é o caso de muitas contabilidades de Médicos e Dentistas.

Com isso, você terá as informações iniciais, já que dentro do e-cac é possível ver a pendência detalhada. E a boa notícia é que você pode fazer a retificação online em muitos casos. A notícia ruim é que, em algumas ocasiões, será necessário agendar um horário na Receita Federal para prestar esclarecimentos.

Não perca tempo

Como todo problema, quanto mais rápido resolvemos, melhor pra nós mesmos. Temos mais tempo para lidar com outras ocupações, tiramos um peso de nossos ombros e voltamos a respirar aliviados.

Então, fique atento, porque caso passe o prazo de 30 dias a Receita entra com uma autuação contra você, e você corre o risco de pagar multa. E essas multas podem chegar a uma vez e meia o valor inicial a ser pago.

Não corra riscos

A situação ideal é que não cheguemos a esse ponto. Que lancemos na Declaração de Imposto de Renda tudo nos mínimos detalhes para que você não tenha complicações como a Malha Fina depois. E, também, para que sua restituição venha da melhor forma possível.

Para que não falte nenhum documento no seu IR e que o processo seja fácil tenha auxílio de um especialista no assunto. A ContaDr. é uma Contabilidade exclusiva para Médicos e Dentistas e pode te ajuda a realizar todos os passos necessários para você escapar do leão e ficar em dia com a Receita Federal.

E este não é o último recurso, caso tenha percebido que cometeu algum erro não intencional na sua Declaração é possível corrigir posteriormente para que não tenha problemas futuros. Sabemos que com a quantidade de documentos necessárias não é muito difícil se confundir e acabar esquecendo algo. Por isso o melhor é seguir os seus próprios passos que deram certo no último ano e ter auxílio.


Leia também: Imposto de Renda: Dicas fundamentais para economizar

Resumindo

O que é Malha Fina?

É o cruzamento de dados que a Receita Federal faz para verificar se há algum erro na Declaração de Imposto de Renda de um contribuinte.

Como fui cair na Malha Fina?

Isso acontece quando informações não procedem na sua Declaração de IR, seja propositalmente ou não como erros de digitação ou quando se esquece um documento.

Como não cair na Malha Fina?

A melhor forma é declarar TUDO que for necessário e utilizar a declaração do seu último ano para lhe ajudar. Para saber quais são os documentos, entre em contato com uma Contabilidade Especializada!

 

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!