Gestão de Pessoal

Gestão de Pessoal


28/05/2020

Gestão de pessoas é uma área que promove o gerenciamento do capital humano e tem a capacidade de melhorar o desempenho das equipes em seus departamentos.

Para isso, são aplicadas estratégias mais eficientes com técnicas, métodos e políticas específicas para cada empreendimento.

Acompanhe neste artigo, como funciona a gestão de pessoal com uma assessoria contábil adequada para as necessidades da sua clínica.

Gestão de pessoas

Um processo de gestão de pessoas assertivo é aquele que provoca a sua equipe de forma motivadora e com engajamento. Com as técnicas e métodos adequados, é possível desenvolver um ambiente harmonioso e produtivo, com profissionais ativos e qualificados para o desempenho de suas funções.

Nessa perspectiva, a gestão de pessoal na área de saúde é de extrema importância, pois é preciso de colaboradores alinhados com os objetivos das clínicas e comprometidos com os seus valores.

Isso diminui a rotatividade de pessoal, gerando maior segurança e confiabilidade para a atuação dos profissionais da área de saúde.

Assim, se estabelecem os cinco pilares para uma gestão de pessoas mais eficiente, que são:

– Motivação;

– Processo de comunicação;

– Trabalho em equipe;

– Conhecimento e competência;

– Treinamento e desenvolvimento.

A seguir, tratemos de cada pilar e sua importância para o setor de medicina.

Motivação

Motivação é o primeiro pilar que deve ser trabalhado, pois é a partir de profissionais motivados que as atividades se desenvolvem de forma mais eficiente e com resultados positivos.

Profissionais instigados a participar rendem mais, aumentando a sua produtividade e colaborando com maior satisfação nas atividades da empresa.

Processo de comunicação

Esse pilar desenvolve a comunicação entre os profissionais de forma integrada e participativa. A informação é uma necessidade dentro das clínicas médicas para o melhor atendimento de seus pacientes e para prestação de serviços de maior qualidade.

O processo de gestão de pessoas faz com que as oportunidades de comunicação aconteçam, promovendo um ambiente onde o trabalho em conjunto é um diferencial para o segmento.

Trabalho em equipe

Um ambiente de trabalho produtivo é aquele em que os profissionais trabalham em conjunto, como colaboradores ativos para uma melhor performance do seu setor.

Com isso, utilizam de softwares, atividades integradas, reuniões etc. para as tomadas de decisões mais assertivas nesses espaços.

Conhecimento e competência

Uma estrutura adequada para a área de saúde exige de seus profissionais conhecimento e competência para executar suas atividades.

Assim, a seleção de profissionais qualificados acontece no momento do processo seletivo, onde é organizada uma estrutura de profissionais capazes de fortalecer o setor.

Treinamento e desenvolvimento

O processo de contratação de pessoal não é o único momento em que se constrói uma cultura organizacional forte para a área de saúde. Como o ser humano está em constante desenvolvimento, o treinamento e desenvolvimento das equipes de profissionais atuantes, também é necessária.

Com uma consultoria contábil é possível definir as estratégias mais assertivas e promover uma gestão de pessoal com a capacitação e os treinamentos necessários para o desempenho de suas atividades.

Para conhecer nossos serviços entre em contato conosco e converse com consultores qualificados para o seu atendimento.


Leia também: Orçamento para Clínicas e Consultórios


Gostou desta matéria? Receba mais informações importantes para o seu Negócio se inscrevendo na nossa Newsletter mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *