Tributário


Gestão de Pessoal

Dúvidas na gestão de pessoal dentro da sua clínica ou consultórios, separamos diversas dicas para te ajudar no gerenciamento de pessoas. Acesse!

Gestão de Pessoal é a área que trata do capital humano, das pessoas não só como recursos mas como seres humanos em si e que têm suas necessidades, como todos nós. Assim, tal área se propõe em melhorar o desempenho das equipes, dos departamentos e a qualidade de trabalho de cada um.

Para isso, podemos aplicar estratégias mais eficientes com boas técnicas, métodos e políticas para cada tipo de empresa. Isto é, desde uma clínica com 1 funcionário até uma rede de saúde que atua em vários países.

Então, veja neste artigo como se dá a Gestão de Pessoas e como a Contabilidade adequada pode fazer a diferença para a sua clínica e sua empresa.

Gestão de pessoal

O processo de gestão de pessoas assertivo é o que desafia sua equipe de forma motivadora e engajada. Portanto, com os métodos certos, dá para criar um ambiente produtivo e com muita harmonia, com profissionais ativos e qualificados para desempenhar suas funções da melhor forma.

Nessa visão, a gestão de pessoal na área de saúde é crucial, pois é preciso que os colaboradores estejam alinhados com as metas das clínicas e focados em seus valores. Assim, temos que, além de vários outros benefícios, isso diminui a rotatividade de pessoal, gerando maior segurança e confiança para a atuação dos médicos e dentistas.

Assim, temos os cinco pilares para uma gestão de pessoas mais eficaz, que são:

– Motivação;

– Comunicação;

– Trabalho em equipe;

– Conhecimento e competência;

– Treinamento e desenvolvimento.

A seguir, falaremos de cada pilar e para que serve no setor de medicina.

Motivação

Esse é o 1º pilar que deve ser visto, pois é a partir de da motivação que as atividades rodam de forma mais eficiente e com resultados positivos. Sabemos que precisamos estar motivados para fazer nosso melhor, seja num projeto, na vida ou numa empresa. Então não seria diferente com as clínicas e consultórios.

Profissionais instigados a participar rendem mais, aumentam sua produtividade e colaboram mais e melhor nas atividades da empresa, por exemplo. E, quando todos aumentam sua produtividade, a empresa toda ganha. Por isso a frase: trate seus funcionários como clientes, para que eles tratem o seu cliente ainda melhor!

Comunicação

Esse pilar é o ponto que integra os profissionais da empresa de forma participativa. A informação bem recebida e bem passada é algo básico dentro das melhores clínicas médicas. Isso para que se tenha o melhor atendimento de pacientes e serviços de maior qualidade.

A gestão de pessoas faz com que a comunicação seja quase que natural, criando um ambiente onde o trabalho em grupo é destaque para o segmento. No entanto, é bom lembrar que o processo de comunicação se divide em duas áreas: a área interna e a externa.

Na interna se deseja uma comunicação orgânica forte, em que a informação flua entre todos, para que não haja perda de dados e que toda a equipe esteja alinhada. O que acaba por melhorar a área externa, que é a tratativa com os seus clientes. Que deve ser trabalhada com toda a equipe de forma igual.

Trabalho em equipe

Um ambiente produtivo é o que os profissionais trabalham em grupo, colaboram de forma ativa para uma melhor performance de todo o seu setor. Com isso, é uma boa prática usar softwares, atividades integradas, reuniões etc. para as decisões sejam mais assertivas nesses espaços.

Lembrando que se se quer chegar longe, é melhor ir em conjunto. Isso trás benefícios a cada um e o relacionamento cria um ciclo virtuoso que é notado por qualquer cliente. Assim, ele se sente melhor em voltar ao negócio e beber daquela fonte.

Conhecimento e competência

Uma estrutura ideal para a área de saúde exige conhecimento e competência para execução das atividades. Seja na área de gestão como em qualquer outra. Passa pela limpeza, pelos técnicos, atendimento e operação.

Assim, a seleção de profissionais qualificados se dá no momento do processo seletivo, onde é organizada uma estrutura de profissionais capazes de fortalecer o setor. Mas também é sempre reavaliada e melhorada ao longo do tempo de trabalho.

Treinamento e desenvolvimento

A contratação de pessoal não é o único momento em que se constrói uma cultura organizacional forte para a área de saúde, como já falamos acima. Como o ser humano está em constante desenvolvimento, o treinamento das equipes de profissionais atuantes também é algo que deve ser levado em conta.

Alguém que podem lhe auxiliar tanto em treinamentos, quanto na gestão e criação de uma cultura sólida é o contador. Com uma consultoria contábil é possível tornar os processos mais eficientes e as pessoas mais valorosas. Ou seja, definir as estratégias mais assertivas e ter uma gestão de pessoal com a capacitação e impacta no desempenho de suas atividades.

Para conhecer nossos serviços entre em contato conosco e converse com consultores qualificados para o seu atendimento.


Leia também: Orçamento para Clínicas e Consultórios

Resumindo

O que é Gestão de Pessoas?

Assim como o capital financeiro é o valor que o dinheiro de uma empresa tem para investir, o Capital Humano é o valor que os Colaboradores têm para contribuir com a empresa e o crescimento comum de todos. A Gestão de Pessoas é justamente a forma de potencializar cada colaborador para ter uma melhor qualidade de trabalho e produtividade.

Quais os objetivos da Gestão de Pessoas?

A Gestão de Pessoas tem como meta trazer o que há de melhor em cada colaborador de uma empresa. Por exemplo, aumentar o bem estar empresarial, melhorar o atendimento ao cliente e trazer uma produtividade saudável para o ambiente organizacional.

Gestão de Pessoas em Clínicas e Consultórios:

Por serem tipos diferentes de empresas quando comparadas àquelas tradicionais, as Clínicas e Consultórios tem suas especificidades. Mas algo comum é a Motivação que seus funcionários precisam para exercer bem o papel deles e treinamento para que façam a ponte entre a empresa e os clientes da forma estipulada pela empresa.

 

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!