Tributário


Como sair da mira da Receita Federal

Os profissionais da saúde estão na mira da Receita Federal. Isto porque este público tem possibilidade de fazer Livro Caixa para pagar menos impostos.

Os profissionais da saúde estão na mira da Receita Federal. Isto por várias razões, seja por poderem receber de diversos locais, por receberem de muitas formas diferentes ou mesmo por poderem pagar para fazer Elisão Fiscal. Ou seja, para pagar menos impostos de forma legal e amparados juridicamente.

Elisão Fiscal

Uma dessas formas é o Livro Caixa, o qual já falamos sobre neste post aqui, se quiser saber mais. Mas vamos dar um resuminho: o Livro Caixa cria a possibilidade de deduzir os gastos para pagar menos impostos. Isto é, os impostos recaem sobre a diferença do que se ganha menos o que se paga, não mais em cima só do que se ganha, que seria um valor muito maior.

No entanto, nem todas as despesas são dedutíveis. E aqui devemos ficar muito atentos, se possível, com auxílio de um profissional especializado. Se você colocar despesas não dedutíveis a Receita pode te convidar para dar explicações.

O que não fazer?

Profissionais da saúde que trabalham como autônomos são obrigados a recolher INSS Autônomo para a Previdência Oficial. Este é um dos grandes motivos para esses profissionais sofrerem autuações, pois se não for recolhido, a Receita Federal poderá cobrar sobre os últimos 5 anos.

Portanto, não se esqueça de recolher esse imposto. E tenha certeza que, ao menos, seus últimos 5 anos estão muito bem organizados e sem falhas. Assim você não terá dores de cabeça nem preocupações inesperadas.

Outro ponto é o aumento do patrimônio desproporcional à renda. Este é um dos grandes motivos para prestar esclarecimentos. O aumento de seu patrimônio tem que ser proporcional a sua receita. Por exemplo, se você teve uma receita no ano de 2018 líquida no valor de R$100.000,00 seu patrimônio não poderá aumentar mais que isso.

Quanto mais, melhor!

Ao fazer sua Declaração de Imposto de Renda, por exemplo, seja o mais detalhista e completo possível. Isso fará com que não corra o risco de esquecer qualquer documento que seja rastreável pelo Governo.

Puxe os informes de todos os bancos que você possuir e declare todos os recibos que foram emitidos no ano de 2018. Além disso, se você ou seus dependentes tiverem outras receitas, não se esqueça de declará-las. Caso haja cruzamento de informações e a Receita Federal detectar esta divergência, você pode ser convidado a prestar explicações.

Caso tenha certificado digital de Pessoa Física ou possua procuração no e-CAC, puxe no portal da Receita Federal os informes de rendimentos conforme estão lá, pois ela cruzará conforme a informação que já está no sistema.

Não se preocupe

Se não quer correr o risco de cair na malha fina, deixe seu Imposto com quem entende. Nós da ContaDr. somos especialistas em profissionais da área da saúde, temos conhecimento específico para que você possa pagar o mínimo de impostos na legislação.

Se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog e nossas redes sociais.


Leia também: Imposto de Renda: Dicas fundamentais para economizar

Resumindo

O que é Elisão Fiscal?

Elisão Fiscal são as formas que empresas usam para pagar menos impostos ao governo e continuar dentro da lei e juridicamente amparado.

O que não fazer perante a Receita Federal?

Não se esqueça de Declarar seus ganhos e gastos e de pagar os impostos relativos a essas transações, a Receita tem 5 anos para poder verificar algum erro.

Como não cair na Malha Fina?

A melhor forma é declarar TUDO que for necessário e utilizar a declaração do seu último ano para lhe ajudar. Para saber quais são os documentos, entre em contato com uma Contabilidade Especializada!

Veja também nosso video sobre Livro caixa para médicos:

 

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin contato@contadr.com.br

Contabilidade para Médicos e Dentistas

Outras publicações

Abaixo estão algumas publicações que podem te interessar

Enviar
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Quero ser Cliente ContaDr.!