Benefícios que uma boa gestão financeira traz para os médicos

Benefícios que uma boa gestão financeira traz para os médicos

Em qualquer segmento, é importante que se tenha uma boa gestão financeira. Não é diferente com a área médica. Muitas vezes, as pessoas imaginam que um profissional autônomo não tem uma organização clara, que isso partiria mais das empresas, mas não é verdade. Os médicos podem, e devem, gerir bem seus recursos, com total controle da situação financeira.

Quando isso acontece, são enormes os benefícios para os doutores. Vamos falar um pouco mais sobre quais são as grandes vantagens que um médico levará ao ter uma boa gestão financeira no seu consultório.

Capacidade de trabalhar com melhores condições tributárias

No mundo do empreendedorismo e dos negócios próprios, como não deixa de ser o caso de médicos que trabalham em seus consultórios, uma das questões mais importantes diz respeito à legislação tributária e os gastos provenientes do cumprimento exato de todas as regras.

Mas uma boa gestão financeira passa bastante por este tema. Isso porque existem vários tipos de sistemas para que se cumpram as exigências. Alguns deles, inclusive, permitem que menos recursos sejam gastos, sem haver violação às leis. Conhecer quais são estas oportunidades, é fundamental.

Para isso, muitas vezes, é necessário que o médico tenha um suporte de um especialista na área tributária, como uma empresa específica que ajude nesta área. Com uma boa gestão dos recursos e do orçamento, o profissional da saúde poderá passar um cenário claro sobre quais taxas paga e em que categorias se enquadra. Com estes dados em mãos, a equipe contratada para auxiliar poderá entender melhor as necessidades e como agir para que a clínica diminua seus encargos, sem deixar de estar dentro da lei.

Além disso, a boa gestão manterá o médico sempre organizado, sabendo quais foram os gastos com tributos, quais são as contas que ainda precisam ser pagas, prestações de aparelhos e máquinas, eventualmente aluguel do espaço no qual trabalha.

Apoio de uma equipe qualificada

Para que nada disso falhe, é fundamental que a gestão dos recursos seja bem-feita. Imagina chegar ao fim do mês e perceber que não há dinheiro para honrar os compromissos? Tira a credibilidade do médico e pode gerar grandes dificuldades futuras.

Por isso, uma das dicas que podem ser seguidas, para que os benefícios citados sejam aproveitados, é contar com uma equipe especialista. O médico, sozinho, já possui muitas atribuições com seus pacientes. Vale a pena cuidar das finanças e das questões tributárias de forma mais completa com um time qualificado para tal.

Possibilidade de investimentos necessários

Cuidar bem das finanças é fundamental para que os médicos sempre tenham condições de fazer investimentos necessários, ou que apareçam de última hora. Por exemplo, independentemente da especialidade, os médicos têm que se atualizar sempre e isso é um investimento.

Por isso, é impensável, entre vários outros exemplos, que um oftalmologista trabalhe sem um oftalmoscópio, ou uma clínica não tenha um bom aparelho de pressão, porque não há recursos para reposição, caso o aparelho existente pare de funcionar. A boa gestão financeira vai fazer com que o profissional tenha uma reserva no caixa para emergências.

Até em termos de prestígio, isso é fundamental. Um consultório sem a estrutura adequada e sem dar ao paciente todas as condições de ter um exame completo e moderno definitivamente não passará uma boa imagem.

Além disso, a questão de agradar ao cliente em todos os aspectos também passa por uma gestão financeira de qualidade, em vários pontos. Ter mais recursos significa a oportunidade de investir em uma melhor experiência para os pacientes. Ir ao médico nem sempre é um passeio confortável, embora muito necessário. Se o consultório tiver as condições de tornar o compromisso mais agradável, certamente sairá na frente em termos de preferência.

Boa infraestrutura e atendimento eficiente

Organizando bem o orçamento e os recursos, o médico consegue criar um ambiente muito mais confortável aos pacientes. Como comprar cadeiras de espera melhores, instalar um ar-condicionado para que as salas do consultório não fiquem abafadas, principalmente em épocas de calor, entre outros benefícios relacionados ao espaço físico do atendimento.

Com bom trabalho de gestão financeira, os recursos são melhores utilizados e podem ser empregados, também, para a montagem de uma equipe, independente do tamanho. De qualquer forma, ter uma pessoa para atender as ligações e marcar as consultas ou organizar os registros dos atendimentos, entre outras funções, é uma boa pedida para os médicos.

Além do mais, várias portas se abrem para que os profissionais consigam crescer a partir de uma boa gestão. E a situação pode se tornar um ciclo virtuoso. Por exemplo: lidando bem com os gastos e guardando uma quantia razoável, o médico pode realizar um processo de automação de funções.

Utilize um sistema de atendimento online, use softwares que guardem dados de pacientes para possíveis retornos, entre outras diversas funções que podem sair da realização manual, tornando-se mais eficientes e menos suscetíveis a erros. E, com esta otimização das atividades, os custos diminuem, a credibilidade aumenta e o ciclo se fecha de forma a trazer mais receitas para o profissional.

Tudo se torna uma continuidade e as coisas fluem de forma muito mais natural a partir da boa prática em relação à organização das finanças. Mais recursos podem ser alocados em diferentes áreas e as questões tributárias são melhores equalizadas, e não se tornam tão pesadas financeiramente ao longo do tempo.

Mais controle para lidar com imprevistos

Para completar, o médico fica melhor protegido em caso de emergências, como a quebra de aparelhos vitais para sua atuação, ou problemas físicos no consultório, aos quais todos os locais estão sujeitos. Por isso, não se pode deixar para depois uma boa gestão financeira. Estar equilibrado neste aspecto, além de tudo, deixará o médico mais tranquilo para exercer sua profissão com qualidade.

Gostou deste conteúdo e ficou interessado em melhorar ainda mais a gestão financeira de seu trabalho? Não perca tempo e entre em contato conosco. Estamos à disposição por e-mail, mídias sociais, WhatsApp ou telefone. Conheça nossos serviços de contabilidade e tenha a segurança de um trabalho de qualidade com quem entende do seu negócio.

 

Leia também: Dicas para pagar menos impostos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *