A importância da contabilidade no processo de abertura de uma clínica médica

A importância da contabilidade no processo de abertura de uma clínica médica


16/04/2020

A contabilidade tem um papel fundamental na abertura de uma empresa, independentemente de qual seja seu ramo de atividade.

Sendo assim, as clínicas médicas também precisam do auxílio de um contador para que tudo funcione da melhor maneira possível.

De forma geral, as contabilidades se especializam em determinados segmentos do mercado e isso é importante para maximizar a lucratividade dessas empresas.

Existem inúmeros benefícios em utilizar um contador para o seu empreendimento e, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

A importância da contabilidade

Como já citamos, todas as empresas precisam contar com uma contabilidade em sua abertura e também durante a existência do negócio.

É de conhecimento geral que todos os empreendimentos precisam ter organização em sua documentação; além disso, o faturamento precisa ser informado de forma correta para que os devidos impostos sejam arrecadados.

Outro ponto importante é que as empresas devem ter um setor financeiro fortalecido, pois ele pode ser considerado um dos pilares para manter um negócio em pleno funcionamento. Os empresários precisam ter total atenção com seu fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, além dos salários de seus colaboradores.

Existem diversas ferramentas contábeis que permitem que o segmento médico se torne mais lucrativo.

Benefícios de sua utilização em clínicas médicas

Um dos maiores benefícios de usar a contabilidade especializada em clínicas médicas é que ela poderá orientar sua empresa quanto aos impostos. Muitos empresários acabam se enrolando com a questão tributária e efetuam pagamentos desnecessários.

Com a gestão ideal, o seu consultório terá melhores condições financeiras para manutenção do mesmo.

É preciso entender que uma boa gestão contábil é importante para clínicas de todos os portes, mesmo quando se trata de uma única pessoa trabalhando como profissional liberal.

Para que a tributação seja correta para cada segmento, o contador deve fazer uma avaliação do negócio e, assim, poderá mostrar para o empresário qual o melhor enquadramento para seu consultório médico.

Por que contratar uma contabilidade para clínicas médicas?

Como dissemos, a administração bem-feita em uma clínica é fundamental para o seu sucesso. Sendo assim, veja quais as razões principais para que você conte com uma contabilidade em seu negócio.

1. É obrigatório que os médicos declarem imposto de renda e recolham suas contribuições com o INSS. Trata-se de uma tarefa burocrática e, por isso, o ideal é que seja feita por quem tem mais entendimento sobre o assunto;

2. Com o auxílio da contabilidade, as chances de um empreendedor ter problemas com a Receita Federal, diminuem bastante;

3. Uma clínica médica inspira mais cuidados, pois o proprietário atua de forma ativa por meio de sua prestação de serviços. Por isso, é importante que o médico tenha suas atenções voltadas para o atendimento de seus pacientes;

4. A contabilidade vai poder fornecer uma análise tributária e com isso evitar que o empresário efetue pagamento de tributos desnecessários. Por consequência, naturalmente, a lucratividade apresenta um crescimento.

Todos esses fatores contribuem para que a abertura de uma clínica médica seja facilitada e que o empresário tenha mais tranquilidade.


Leia também: 4 erros que os médicos não podem cometer na sua declaração de Imposto de Renda


Gostou desta matéria? Receba mais informações importantes para o seu Negócio se inscrevendo na nossa Newsletter mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *