Você é um dentista recém-formado? Separamos algumas dicas sobre concursos públicos, carreira acadêmica, clínicas odontológicas e consultórios particulares.
Sabemos que, em geral, a realidade dos dentistas recém-formados é mais ou menos parecida: o que vou fazer agora? Com um mercado cada vez mais competitivo, terminar a faculdade e consolidar um negócio pode ser uma alternativa extremamente viável, além de outras opções interessantes de trabalho.
Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba o que fazer para conseguir o seu espaço no mercado odontológico.
Os desafios de um dentista recém-formado
Antes de mais nada, o profissional recém-formado na área sai da faculdade muitas vezes sem entender a situação do mercado. Como vários profissionais Odontológicos se formam todo ano, a competição por uma vaga se torna assídua, dificultando ainda mais os sonhos almejados.
Dessa forma, abrir uma clínica pode ser uma alternativa considerável em meio um mercado tão competitivo e burocrático para crescer em carreira.
4 dicas úteis de trabalho para dentista recém-formado
Confira abaixo algumas opções importantes para um dentista recém-formado no mercado. Veja a seguir:
1. Concursos públicos
Prestar concursos para trabalhar em Odonto na Polícia Militar, Forças Armadas e demais órgãos públicos é uma excelente opção. Principalmente para aqueles que estão no início de suas atividades e buscam estabilidade financeira. Contudo, concursos tendem a ser um caminho difícil em razão do número de concorrentes e ao investimento nos estudos, demandando mais tempo.
2. Carreira acadêmica
Pra quem gosta dessa área, existem diversas bolsas que auxiliam ao interessado a continuar estudando e seguindo a carreira acadêmica em instituições. Embora não seja bem remunerada, a área de pesquisa oferece um leque de possibilidades.
3. Clínicas Odontológicas
Adquirir um trabalho em clínicas odontológicas geralmente é a alternativa mais acessível para dentistas recém-formados. Por já ter uma quantidade de clientes se comparado ao consultório particular, o profissional terá uma gama de contatos com casos diferentes, apesar de a remuneração não ser agradável.
4. Consultórios particulares
Montar um consultório particular parece ser o sonho da maioria dos dentistas recém-formados. Se houver capital disponível, visando que o custo de uma clínica odontológica é alto, invista na abertura do negócio. A escalabilidade de uma clínica é contínua, pois com a fidelização de clientes no decorrer do tempo, o seu negócio tenderá a lucrar muito mais.
Como uma contabilidade pode ajudar um dentista recém-formado?
Se você tem um sonho de empreender na sua área, mas encontra dificuldades em processos rotineiros na abertura de firma por não ter o conhecimento necessário, uma contabilidade poderá te ajudar em todos os processos. O profissional não precisa estudar outras áreas para abrir um negócio, pois a contratação de serviços contábeis são um “ombro amigo” em diversos processos, como por exemplo:
– Diminuição do pagamento de impostos;
– Legalização de empresa;
– Serviços contábeis;
– Livro-caixa;
– Consultoria Web;
– Cadastro e Atualização no CNES;
– E demais serviços pertinentes.
Agora que você sabe os desafios de um recém formado na área odontológica, as principais dicas para se sobressair no mercado e no quanto uma contabilidade pode ajudar você na conquista de sua clínica, entre em contato conosco por meio do telefone, WhatsApp ou e-mail para contratar nossos serviços.
Concurso Público (servidor público ou militar), onde há bastante estabilidade;
Carreira Acadêmica como pesquisador e professor em universidades;
Clínicas Odontológicas trabalhando para outros dentistas experientes;
Consultório Particular para não ter chefe e ter mais autonomia.
Como a contabilidade ajuda um recém formado em odonto?
De várias maneiras, dentre elas: diminuição de impostos, planejamento tributário, abertura e legalização de empresa, consultorias e controle do fluxo de caixa.
Quais as maiores dificuldades de um recém formado em odonto?
De acordo com vários de nossos clientes as principais são 'pegar mão', ou seja, trabalhar bastante pra entender como a odonto funciona na prática e abrir a própria clínica, já que isso exige conhecimento de gestão.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde