Gestão para clínicas: como organizar processos e melhorar resultados?
As clínicas precisam se adaptar nos dias atuais. Acesse nossa matéria completa e confira dicas de gestão que as clínicas precisam aplicar.
Todo o mundo está em um momento difícil com a pandemia do COVID-19 que tem exigido ainda mais cuidado e atenção dos profissionais de saúde. Sobretudo ao se tratar de gestão de clínicas e na melhor forma de continuar a atender, com segurança, seus pacientes.
Dicas de gestão para clínicas
Órgãos de saúde sugerem o isolamento social, mas isso não deve ser um motivo para impedir que as clínicas realizem suas atividades, afinal de contas, saúde é essencial e esse setor também sofre os impactos econômicos desses tempos.
Assim, as clínicas devem se adaptar a esse momento no que se refere ao reforço nos cuidados e na disciplina. Assim se garante a segurança de pacientes e da equipe. Mas também é bom buscar opções para fidelizar os clientes.
Então, é crucial adotar as melhores práticas de gestão para diminuir os efeitos desse período e garantir o atendimento e fidelização dos pacientes. Isto é, definir estratégias para manter as finanças da clínica e buscar formas para evitar a perda de pacientes. Saiba, neste post, como isso é possível.
Como manter as finanças da clínica em meio à pandemia?
Muitas clínicas já notaram a queda no número de atendimentos e o impacto disto em suas finanças. Portanto, faz toda diferença o auxilio de uma contabilidade especialista na área de saúde.
Para diminuir essa dor, é ideal fazer uma avaliação da situação financeira da clínica junto a um contador, para que se possa adotar as melhores medidas para proteger suas finanças, auxiliando você a:
– Organizar os fluxos de caixa;
– Controlar despesas e receitas;
– Gerir de forma adequada os boletos;
– Pagar possíveis cobranças de débitos existentes.
Quais ações adotar para evitar perda de pacientes?
Com o alerta de isolamento, para evitar a contaminação viral, as pessoas têm saído de casa apenas para o essencial. E isso leva a um distanciamento dos pacientes, não só, das clínicas e tratamentos não urgentes, mas de grandes cuidados importantes para a saúde.
Como evitar que esses pacientes se distanciem, de forma a garantir o seu acompanhamento médico e a subsistência da clínica? Fidelizar os pacientes, mantendo contato com os mesmos nesse período é crucial para que este paciente volte para a sua clínica quando tudo isso passar.
Uma possibilidade que tem sido adotada por algumas clínicas é a Telemedicina, já liberada pelas entidades reguladoras. Assim, médicos e especialistas podem realizar consultas sem que o paciente precise ir ao consultório, evitando que este se afaste durante esse período.
Além de proteger vidas, essa iniciativa contribui para manter o fluxo de caixa da clínica em dia, o que é essencial para continuar funcionando agora e no futuro. Consultas podem ser realizadas até mesmo pelo WhatsApp, por exemplo, o que traz segurança e comodidade tanto para os médicos, quanto para os pacientes.
O momento é bastante desafiador, mas há formas de superá-lo com o menor prejuízo para as clínicas e seus pacientes. A prioridade é se prevenir e adotar todas as medidas para evitar a contaminação pelo vírus.
Porém, para uma boa gestão de clínicas que não as deixe fechar as portas, medidas como as citadas neste artigo e o auxílio de especialistas podem contribuir para melhorar a situação.
Quer saber mais sobre como um escritório de contabilidade pode ajudar a sua clínica? Então, entre em contato conosco por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou telefone e saiba mais.
A Gestão de Clínica vai desde cuidar da infraestrutura e funcionários até o financeiro e o planejamento. Tudo voltado para um melhor serviços ao paciente e a continuidade da clínica.
Como manter as finanças da Clínica em tempos difíceis?
Como sempre, o primeiro passo é ter dados confiáveis e organizados. Então cuide muito bem do seu fluxo de caixa! Depois, tenha em mente e no papel (ou software) todas as contas a pagar pra não entrar em nenhuma dívida.
Como evitar perda de pacientes?
Siga as tendências! Tanto na forma como no conteúdo da sua prestação de serviços. Hoje em dia é muito importante, por exemplo, ter canais de telemedicina para consultas.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.