Gestão para clínicas: como organizar processos e melhorar resultados?
As clínicas precisam se adaptar nos dias atuais. Acesse nossa matéria completa e confira dicas de gestão que as clínicas precisam aplicar.
Todo o mundo está em um momento difícil com a pandemia do COVID-19 que tem exigido ainda mais cuidado e atenção dos profissionais de saúde. Sobretudo ao se tratar de gestão de clínicas e na melhor forma de continuar a atender, com segurança, seus pacientes.
Dicas de gestão para clínicas
Órgãos de saúde sugerem o isolamento social, mas isso não deve ser um motivo para impedir que as clínicas realizem suas atividades, afinal de contas, saúde é essencial e esse setor também sofre os impactos econômicos desses tempos.
Assim, as clínicas devem se adaptar a esse momento no que se refere ao reforço nos cuidados e na disciplina. Assim se garante a segurança de pacientes e da equipe. Mas também é bom buscar opções para fidelizar os clientes.
Então, é crucial adotar as melhores práticas de gestão para diminuir os efeitos desse período e garantir o atendimento e fidelização dos pacientes. Isto é, definir estratégias para manter as finanças da clínica e buscar formas para evitar a perda de pacientes. Saiba, neste post, como isso é possível.
Como manter as finanças da clínica em meio à pandemia?
Muitas clínicas já notaram a queda no número de atendimentos e o impacto disto em suas finanças. Portanto, faz toda diferença o auxilio de uma contabilidade especialista na área de saúde.
Para diminuir essa dor, é ideal fazer uma avaliação da situação financeira da clínica junto a um contador, para que se possa adotar as melhores medidas para proteger suas finanças, auxiliando você a:
– Organizar os fluxos de caixa;
– Controlar despesas e receitas;
– Gerir de forma adequada os boletos;
– Pagar possíveis cobranças de débitos existentes.
Quais ações adotar para evitar perda de pacientes?
Com o alerta de isolamento, para evitar a contaminação viral, as pessoas têm saído de casa apenas para o essencial. E isso leva a um distanciamento dos pacientes, não só, das clínicas e tratamentos não urgentes, mas de grandes cuidados importantes para a saúde.
Como evitar que esses pacientes se distanciem, de forma a garantir o seu acompanhamento médico e a subsistência da clínica? Fidelizar os pacientes, mantendo contato com os mesmos nesse período é crucial para que este paciente volte para a sua clínica quando tudo isso passar.
Uma possibilidade que tem sido adotada por algumas clínicas é a Telemedicina, já liberada pelas entidades reguladoras. Assim, médicos e especialistas podem realizar consultas sem que o paciente precise ir ao consultório, evitando que este se afaste durante esse período.
Além de proteger vidas, essa iniciativa contribui para manter o fluxo de caixa da clínica em dia, o que é essencial para continuar funcionando agora e no futuro. Consultas podem ser realizadas até mesmo pelo WhatsApp, por exemplo, o que traz segurança e comodidade tanto para os médicos, quanto para os pacientes.
O momento é bastante desafiador, mas há formas de superá-lo com o menor prejuízo para as clínicas e seus pacientes. A prioridade é se prevenir e adotar todas as medidas para evitar a contaminação pelo vírus.
Porém, para uma boa gestão de clínicas que não as deixe fechar as portas, medidas como as citadas neste artigo e o auxílio de especialistas podem contribuir para melhorar a situação.
Quer saber mais sobre como um escritório de contabilidade pode ajudar a sua clínica? Então, entre em contato conosco por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou telefone e saiba mais.
A Gestão de Clínica vai desde cuidar da infraestrutura e funcionários até o financeiro e o planejamento. Tudo voltado para um melhor serviços ao paciente e a continuidade da clínica.
Como manter as finanças da Clínica em tempos difíceis?
Como sempre, o primeiro passo é ter dados confiáveis e organizados. Então cuide muito bem do seu fluxo de caixa! Depois, tenha em mente e no papel (ou software) todas as contas a pagar pra não entrar em nenhuma dívida.
Como evitar perda de pacientes?
Siga as tendências! Tanto na forma como no conteúdo da sua prestação de serviços. Hoje em dia é muito importante, por exemplo, ter canais de telemedicina para consultas.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde