Dicas de gestão que as clínicas precisam aplicar nos dias atuais

Dicas de gestão que as clínicas precisam aplicar nos dias atuais


10/06/2020

Todo o mundo está enfrentando um momento delicado com a pandemia do coronavírus e tem exigido ainda mais cuidado, disciplina e atenção dos profissionais da área de saúde.

Órgãos de saúde recomendam o isolamento social, mas isso não deve ser um impedimento para que as clínicas continuem realizando seus atendimentos, afinal de contas, saúde é a prioridade e esse setor também deve sofrer os impactos econômicos dessa pandemia.

Para que isso seja possível, as clínicas precisam se adaptar a esse novo momento, tanto no que se refere ao reforço nos cuidados, atenção e disciplina, para garantir a segurança de pacientes e colaboradores, como na busca de alternativas para fidelizar os clientes.

É imprescindível adotar as melhores estratégias de gestão para que seja possível minimizar os efeitos decorrentes desse período e garantir o atendimento e fidelização dos pacientes.

Estabelecer estratégias para manter as finanças da clínica e buscar formas para evitar a perda de pacientes são algumas possibilidades. Como isso é possível?

Como manter o financeiro da clínica em meio à pandemia?

Pode fazer toda a diferença nesse quesito a consultoria de uma empresa de contabilidade especializada no segmento de saúde. Muitas clínicas já têm percebido a queda no número de atendimentos e isso impacta diretamente nas finanças.

Para minimizar esse problema, é fundamental uma avaliação da situação financeira da clínica junto à contabilidade, para que seja possível adotar as melhores medidas para garantir o aspecto financeiro, auxiliando em:

– Organização dos fluxos de caixa;

– Controle de despesas e receitas;

– Gestão adequada dos boletos;

– Possíveis cobranças de débitos existentes.

Quais ações podem ser adotadas para evitar perda de pacientes?

Com a recomendação de isolamento social, para evitar a contaminação pela Covid-19, as pessoas têm saído de casa apenas para realizar atividades essenciais, e isso tem provocado um distanciamento dos pacientes de clínicas e de tratamentos não urgentes, mas de grande importância para a saúde.

Como evitar que esses pacientes se distanciem, de forma a garantir o seu acompanhamento médico e a subsistência da clínica? Fidelizar os pacientes, mantendo contato com os mesmos durante esse período é fundamental para que este paciente volte para a sua clínica quando tudo isso passar.

Uma possibilidade que tem sido adotada por algumas clínicas para garantir atendimentos é a Telemedicina, já liberada pelas entidades reguladoras.

Assim, médicos e especialistas podem realizar consultas sem que o paciente precise se dirigir ao consultório médico, evitando que este se afaste durante o isolamento social.

Além de proteger vidas, essa iniciativa contribui para a manutenção do fluxo de caixa da clínica, essencial para garantir o seu funcionamento. Consultas podem ser realizadas até mesmo pelo WhatsApp, proporcionando segurança e comodidade tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes.

O período é extremamente desafiador, mas existem formas de superá-lo com o mínimo de prejuízos para as clínicas e seus pacientes. A prioridade é se prevenir e adotar todas as medidas necessárias para evitar a contaminação pela Covid-19.

Porém, para que as clínicas não fechem as portas, estratégias como as citadas neste artigo e a consultoria de empresas especializadas podem contribuir para o enfrentamento da situação.

Quer saber mais sobre como um escritório de contabilidade pode ajudar a sua clínica? Entre em contato conosco por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou telefone e saiba mais.


Leia Também: Os impactos que o coronavírus trouxe para o setor de odontologia


Gostou desta matéria? Receba mais informações importantes para o seu Negócio se inscrevendo na nossa Newsletter mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *