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Destaque sua empresa com o Google Meu Negócio

Ter a sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece, tudo isso de forma gratuita.

Se você é um empreendedor, imagine a seguinte situação: um paciente está buscando informações institucionais sobre você, seu consultório ou clínica, para entrar em contato. Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele rapidamente encontrará as informações principais como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?

O Google Meu Negócio, lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo às informações de sua empresa, clínica ou consultório. 

 

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google disponibilizada gratuitamente para empresários e empreendedores se cadastrarem e, dessa forma, divulgar seu negócio nos resultados de pesquisas orgânicas. Ao cadastrar a empresa na plataforma, é possível exibir importantes informações aos usuários, como:

  • endereço;
  • telefone;
  • horário de funcionamento;
  • fotos do local;
  • horários de pico;
  • avaliações.

 

Como funciona o Google Meu Negócio?

O Google My Business é um agregador de informações.

Quando o usuário realiza uma busca no Google, o algoritmo procura alguma referência comercial relacionada ao tema, e automaticamente mostra a ficha do local “mais relevante”.

Porém, as coisas não são tão simples. A verdade é que nem sempre a ficha mais completa ou mais próxima do local, onde a pesquisa foi realizada, aparece no primeiro resultado.

Para isso, os robôs do Google identificam fatores que fazem variar os resultados de pesquisa. São eles:

  • Relevância: considera a melhor combinação entre uma ficha local e a pesquisa do usuário. Ou seja, uma resposta personalizada, baseada na intenção de busca, histórico de pesquisa e localização do usuário.
  • Distância: considera a distância entre o negócio e o termo buscado e o usuário. Um usuário pode auxiliar o mecanismo com informações complementares, como “bares no Rio de Janeiro”. Caso contrário, o Google utiliza dados de navegação, por conta própria.
  • Proeminência: considera a popularidade da empresa. Ou seja, o número de avaliações, a média de notas, comentários, cliques e tráfego na ficha do negócio. Em suma, uma somatória de componentes que incluem a reputação, o alcance e até mesmo alguns elementos do site oficial.

Com isso, podemos concluir que as estratégias de otimização são muito valiosas para empresas que querem se destacar no Google.

 

Qual a importância do Google Meu Negócio para sua estratégia de marketing digital?

O Google é a principal fonte de pesquisa de usuários e consumidores que desejam encontrar informações sobre produtos, serviços e empresas. Para se ter uma ideia, dados levantados pela pesquisa realizada pela Provokers em 2018 revelaram que 8 a cada 10 pessoas usam o Google para pesquisar sobre empresas e 95% usaram a plataforma em 2017 para comparar negócios.

Os dados acima são  suficientes para você entender a importância de sua empresa estar presente nos resultados de buscas orgânicas do Google. Mas vamos entender melhor quais são as principais vantagens de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio? Confira abaixo:

 

Aumento da presença on-line

Como dissemos, o cadastro da sua empresa na plataforma permite que o seu negócio seja exibido gratuitamente nos resultados de busca. Com isso, um número maior de pessoas passa a encontrar sua instituição ao realizar uma pesquisa on-line no Google. Ou seja, o aumento da sua presença on-line passa a ser muito maior ao apostar no Google Meu Negócio, sobretudo porque sua empresa poderá aparecer na primeira página dos resultados.

 

Fortalecimento do relacionamento com o público

O relacionamento com o público é outra grande vantagem que a ferramenta proporciona.

Os clientes podem entrar em contato com a marca por ligações, mensagens ou até mesmo deixar avaliações e comentários.

Inclusive, é por meio das avaliações e comentários – realizados pelos usuários – que a empresa pode ter uma percepção do que as pessoas pensam sobre ela.

Uma coisa é fato: as pessoas estão na Internet falando sobre a marca, quer ela queira, quer não.

O que o GMN faz é proporcionar para as marcas a escolha de participarem ou não das conversas.

 

Ampliação do alcance da marca

Quem não quer conquistar novos clientes, ainda mais sem precisar investir dinheiro ou correr atrás deles?

Sem dúvidas, essa é uma das principais vantagens do Google Meu Negócio.

Além de aparecer na maior vitrine do mundo, a ferramenta permite que as marcas façam publicações de fotos, vídeos e ofertas.

Uma ótima maneira de mostrar aos clientes os seus diferenciais e dar mais motivos para escolherem a empresa.

 

Atinge os pacientes certos

Por falar em pacientes em potencial, o Google Meu Negócio também é um grande aliado para atrair pacientes que estão em um estágio avançado da jornada de compra. Quem pesquisa “clínicas em Belo Horizonte”, por exemplo, tem alguma intenção em realizar uma consulta, certo? Ao ter seu cadastro na plataforma, você pode ser encontrado por esse usuário, receber um contato e aumentar a oportunidade de que ele realize a consulta em sua clínica.

 

Análise de dados

O Google Meu Negócio disponibiliza diversas informações sobre o desempenho da empresa na plataforma. É possível analisar, por exemplo, quantas pessoas ligaram para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados, quantos solicitaram a rota pelo mapa, qual a localidade dos usuários, etc. Todos esses dados fornecem informações importantes para você sempre melhorar suas estratégias e informações disponibilizadas na plataforma.

 

A importância das avaliações

Se a sua empresa estiver bem avaliada no Google, ela terá mais oportunidades de aparecer nos primeiros resultados da lista. Ou seja, você poderá ser encontrado por um número crescente de pessoas.

No entanto, para além da otimização dos resultados, as avaliações desempenham um importante papel na hora de escolher uma instituição de saúde: a prova social. Segundo o próprio Google, empresas validadas pelos usuários têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos usuários.

Pesquisas comprovam a importância das avaliações: segundo um estudo, 69% das pessoas preferem consultar a opinião de outros clientes ao invés de ouvir especialistas. E mais: 80% dos entrevistados afirmam ter um nível de confiança alto ou muito alto no que leem.

Por isso, é importante estimular os pacientes atuais a deixarem uma avaliação e um comentário sobre a experiência na sua instituição, afinal quanto mais avaliações positivas você receber, maiores serão as chances de você conquistar novos pacientes. Responder às avaliações, sejam críticas ou elogios, também é importante para que os usuários percebam que você se preocupa com a experiência de cada paciente.

 

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Resumindo

Como colocar minha empresa em destaque no Google?

Para destacar sua empresa no Google, invista em Google Ads (anúncios pagos) e otimize seu site para SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o ranqueamento orgânico.

Como aparecer no topo com o Google Meu Negócio?

Para aparecer no topo com o Google Meu Negócio, mantenha informações atualizadas, colete avaliações positivas dos clientes e publique postagens e fotos frequentemente.

Como ficar bem ranqueado no Google?

Para ficar bem ranqueado no Google, otimize seu site para SEO, produza conteúdo relevante e de qualidade, e obtenha backlinks de sites confiáveis.

 

Sobre o Autor:

Leo Furtado Leo Furtado

Leonardo é contador e administrador de empresas, CEO e fundador da ContaDr. professor e palestrante em contabilidade na área da saúde, especialista em ferramentas digitais, inovação e empreendedorismo, mais de 1.000 profissionais da área da saúde atendidos, avaliador do prêmio MPE do Sebrae bem como Prêmio Mineiro de Qualidade do IQM, obcecado em ajudar médicos e dentistas a pagarem menos impostos e melhorarem a gestão!

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