Impactos do Coronavírus nas clínicas e consultórios
Separamos algumas dicas de como diminuir os impactos do coronavírus nas clínicas e consultórios, acesse a matéria completa!
A pandemia do novo Coronavírus não afeta apenas a gestão de clínica e consultórios e vários países de todo o mundo já vêm tomando medidas para tentar controlar a curva de propagação da doença. A maior medida tomada, tanto aqui, quanto nos outros países mais afetados é o isolamento social e a quarentena. Essa atitude tenta impedir que as pessoas tenham contato entre si e acabem aumentando o avanço do vírus.
Porém, o isolamento social forçou a parada de todo o comércio e de vários dos serviços do dia a dia. Essa parada, por sua vez, implica em um impacto muito ruim para a economia, abrindo espaço para uma nova crise que vai atingir todos os setores do país. O setor da saúde inclusive, fazendo com que diversos médicos acabem sofrendo consequências severas.
Os impactos do novo Coronavírus para clínicas e consultórios
Os médicos estão na linha de frente do combate ao COVID-19, seja em pesquisas, seja tratando dos pacientes. E pode até ser uma surpresa imaginar que o setor também terá grandes problemas. Mas, além das dificuldades geradas pela falta de médicos, de respiradores e leitos, diversos médicos que têm a renda dependente de consultórios menores também estão ameaçados.
A lógica é similar à de uma empresa normal. Com o isolamento social, a maioria das pessoas vai deixar de procurar por quem está nas áreas da medicina. Profissionais como cirurgiões plásticos, dermatologistas, nutrólogos e oftalmos, por exemplo, serão muito afetados. E vários deles dependem quase que exclusivamente da renda de consultas particulares e do trabalho do dia a dia em consultórios. Por isso a gestão da sua clínica em época de COVID é crucial!
Com a queda na procura, vem a queda na receita, ao passo que as contas pouco caem também. O que pode levar vários médicos a terem dificuldades.
Clínicas maiores tendem a ter planos de contingência ou reservas para enfrentar o momento de crise e devem sair com prejuízos menores. Enquanto isso, empresas de convênio pouco serão afetadas, já que é difícil que os clientes escolham cortar o plano de saúde, por exemplo.
Dicas para se manter mesmo na crise do Coronavírus
Todo setor do país passará por esse momento de crise com dificuldade. E os médicos liberais e de consultórios menores terão que adotar algumas medidas durante o período. A primeira dica para escapar da crise é assumir de forma direta o financeiro do consultório, organizando todas as entradas e saídas de dinheiro.
Dessa forma, o médico tem muito mais controle e fica mais fácil ver quais gastos devem ser mantidos, quais deles podem ser cortados e quais devem apenas diminuir. Além disso, fica mais fácil determinar quais são as fontes de renda mais cruciais a se manter, o que, por sua vez, pode ajudar no planejamento das soluções. Por exemplo, preparar planos ou agendar consultas especiais para pacientes específicos do consultório.
Investimento em tecnologia
A segunda dica é investir em consultas virtuais e na telemedicina. Isso ajuda na gestão da sua clínica no meio da crise, por exemplo. Essa é uma forma de manter o contato com pacientes e, ao mesmo tempo, garantir que todos estejam seguros, evitando o contato direto.
Claro que essa é uma forma menos eficaz de atendimento, já que impossibilita que o médico examine seu paciente, mas, ainda assim, pode ser uma forma de continuar gerando renda e de não parar com os clientes.
O uso da medicina virtual também é uma ótima ferramenta para a fidelizar seus pacientes. A quarentena pode fazer com que muitos deles acabem deixando de procurar sua clínica depois que o problema estiver controlado. Por isso, além da telemedicina, estratégias como marketing, uso de blogs e contato frequente nas redes sociais se tornam formas importantes de manter o paciente.
Procurando serviços de contabilidade para seu consultório médico? Entre em contato conosco por e-mail, telefone ou WhatsApp e comece a potencializar o rendimento do seu trabalho.